Home > Escolas de Samba > Amizade Zona Leste > Desfiles do Grupo de Acesso 2 – O Carnaval do Povo

Desfiles do Grupo de Acesso 2 – O Carnaval do Povo

Spread the love

Por Douglas Soares,

Os desfiles das 12 escolas do Grupo de Acesso 2, antigo Grupo 1 da UESP, acontecem na segunda-feira de carnaval dia 12 de Fevereiro no Sambódromo do Anhembi.

A primeira Escola da noite é a tradicional Uirapuru da Mooca, a azul e amarelo trouxe o experiente carnavalesco Babú Energia que fará uma grande viagem pelos reinos de Oyá, Oxum e Yemanjá na avenida com o enredo “O Suntuoso voo do Uirapuru pelos reinos das 3 deusas africanas”. Em seguida é a vez da Dom Bosco que ficou com a 3ª colocação nos dois últimos carnavais, a escola de Itaquera tem como carnavalesco o atual campeão do grupo especial – Flávio Campello e trará o enredo “Bem-aventurados os homens e as mulheres de boa vontade…”

O Brinco da Marquesa foi o Vice-campeão do Grupo 2 da UESP em 2017 e busca permanecer no grupo de acesso 2 com o enredo “A Marquesa e o ouro verde”, onde vai contar a história do café. A Combinados de Sapopemba sonha em retornar ao grupo de acesso e aposta em uma homenagem aos Mamonas Assassinas com o tema “Mamonas: um show de felicidade”. A escola aposta mais uma vez no carnavalesco Léo Santos para conseguir seu objetivo.

A quinta agremiação a apresentar-se será a Amizade da Zona Leste que traz “A chave” como enredo e acredita que esse seja o tema que abra os caminhos para o acesso. Campeã duas vezes neste grupo a Estrela do Terceiro Milênio quer retornar ao grupo de acesso onde já alcançou a 3ª colocação no ano de 2013 e tem como enredo “Na força da Coruja. Deixe a lenda te guiar”. O talentoso Murilo Lobo será o responsável pelo desenvolvimento do carnaval da agremiação.

A Torcida Jovem teve a sua pior colocação no ‘grupo 1’ no ano passado, ficando com o 10ª lugar, mas neste carnaval a escola quer voltar a ficar entre as primeiras na classificação com o enredo “O Corsário elegante: O Terror dos sete mares”. Na sequência vem a Unidos de Santa Bárbara com o enredo “Pernambuco você é nosso! O baile dos 200 anos da revolução pernambucana o carnaval do leão coroado Alceu Valença” – do carnavalesco Anderson Paulino, à agremiação do Itaim Paulista sonha em ser campeã novamente, como no ano de 2012.

A Camisa 12 retornou ao Anhembi depois de dois carnavais ao consagrar-se campeã do grupo 2, a escola fará uma homenagem a São Jorge padroeiro do Corinthians com o enredo “Camisa 12 exalta a luta e a consagração; São Jorge, o Santo das 3 religiões”. A atual vice-campeã do grupo vem com tudo para alcançar pela primeira vez uma vaga no grupo de acesso, a Mocidade Unida da Mooca acende velas no altar para “A Santíssima Trindade de Oyó”.

O Morro da Casa Verde é uma das escolas mais tradicionais da cidade, a Verde Rosa tenta retomar seu espaço no carnaval paulistano com o enredo “A luta de um povo, a força de uma raça… Luiza Mahin, a luz Daomé”. A última escola da noite será a Tradição Albertinense que tem Danilo Dantas como carnavalesco, a agremiação fortaleceu a sua equipe e sonha com uma vaga no grupo de acesso com o enredo “Das praças aos palcos a trupe Albertinense apresenta: As mil e uma faces do artista brasileiro”.

Imagem: Michele Martins/ Camisa 12

O Carnaval de São Paulo conta com mais de 70 agremiações que desfilam pelos grupos 2, 3 e 4 da UESP, e nos afiliados à LIGA – Grupos Especial, Acesso e Acesso 2. Embora umas desfilem no Sambódromo do Anhembi e outras nos bairros da capital, todas são denominadas como Escolas de Samba e assim devem ser respeitadas por todos nós amantes do samba.

Botequim da SASP