Home > SASP > Editorial > Editorial – Chegou a hora de parar e pensar o nosso futuro!

Editorial – Chegou a hora de parar e pensar o nosso futuro!

Spread the love

A festa do prêmio Estrela do Carnaval SP, realizada no último sábado, na quadra da Águia de Ouro, fechou o carnaval 2018 de São Paulo com chave de ouro. O público se fez presente, as escolas deram show e essa animação serviu também como uma grande festa de despedida para o modelo atual da Sociedade Amantes do Samba Paulista, carinhosamente conhecida como SASP, uma marca histórica no carnaval paulistano. Sendo mais claro para nossos amigos saspianos, a direção da SASP decidiu que o portal deixará de ser atualizado a partir do próximo dia 16, data em que comemoramos 18 anos de história.

Depois de 18 anos ininterruptamente no ar (tirando os dias que o servidor nos deixou na mão), a SASP sairá do ar por alguns motivos que iremos enumerar para você, já que a relação entre SASP e seu público sempre foi de extrema transparência. Nesse tempo todo que estamos no ar, manter a SASP ativa sempre foi uma batalha árdua em diversas frentes. No início, era a desconfiança de um grupo de jovens que resolveu criar um site para falar sobre o carnaval paulistano. Hoje, nosso principal problema é a falta de recursos para manter um trabalho com qualidade e agilidade para vocês.

Infelizmente, não é mais possível tirar do próprio bolso o sustento do site. O nível de cobertura da SASP se compara a de diversos sites profissionais de notícias. A única diferença nossa, é que aqui falamos exclusivamente sobre o carnaval de São Paulo, e infelizmente, esse é um assunto que não atrai o interesse comercial de empresas para investir nesse portal, mesmo que tenhamos números excelentes de visitação e visualizações de nossos conteúdos em diferentes canais. Em 2018, a SASP só conseguiu fazer uma cobertura digna para seus leitores, por conta do auxílio de amigos empresários, que mesmo sabendo que o retorno comercial não viria para suas empresas, resolveram investir em nosso trabalho por amizade. A falta de investimento comercial é o principal motivo para paralisarmos as ações da SASP neste momento.

Outro motivo, não tão menos importante, é a reavaliação de todo trabalho feito pela gente na cobertura do carnaval paulistano. Hoje a SASP está presente em diversas mídias e o tamanho de nosso trabalho se tornou gigantesco. Temos Sintonia SASP, TV SASP, redes sociais, site e um acervo, que infelizmente tiramos do ar, pois nossos braços já não davam conta de cuidar de tudo com toda qualidade que você merece. Pra gente é um orgulho poder levar o carnaval de São Paulo para diferentes mídias, porém isso esbarra na falta de estrutura financeira para a manutenção. Assim, chegou a hora de parar e repensar nosso futuro e decidir que caminhos seguir para os próximos carnavais.

Uma certeza boa que temos é que o acervo voltará ao ar. Ainda não sabemos se repaginado ou naquele antigo formato que você já está acostumado, mas sabemos que sem esse incrível material coletado pelos membros da SASP nesses últimos 18 anos, os amantes do samba de São Paulo ficaram carentes de uma fonte de pesquisa relevante de antigos carnavais. Um dos compromissos da SASP é de trazer para o público a história do carnaval de São Paulo e independente do que aconteça, seguiremos esse preceito sempre.

Muita gente lamentará a paralisação das atividades da SASP. Outros irão pensar que estamos fazendo um sensacionalismo em cima do tema, o que não é verdade, é claro. Essa parada será fundamental também para que nossa equipe possa se oxigenar. Nós estamos trabalhando nesse formato de cobertura desde 2014, ano em que transmitimos o carnaval de São Paulo pela primeira vez, via Sintonia SASP. Nesse período, não paramos um só dia de reportar tudo que aconteceu no samba paulistano, sem distinção de escolas, sem distinção de grupos, dando a devida importância e respeito para todas as agremiações do nosso carnaval. Por isso, essa parada também é importante para nosso time, que além de todo trabalho, deu a cara pra bater em nossas lives, transmissões e reportagens por meio de nossas opiniões, sempre dadas com responsabilidade, idoneidade e principalmente, respeito as partes citadas. Parece que não, mas esse fardo é muito pesado, porém, que carregamos com orgulho nesse tempo de trabalho.

Por fim, queremos agradecer todo apoio carinho e apoio do nosso público, todo trabalho feito por nós foi pensado para levar à vocês a melhor cobertura do universo das escolas de samba de São Paulo e essa festa que tanto amamos. Sem o seu acesso, sua sugestão, seu elogio, sua crítica, nada que fazemos teria sentido, por isso somos eternamente gratos. Também gostaríamos de agradecer as entidades responsáveis pelos desfiles do carnaval de São Paulo, a SPTuris, a LIGA e a UESP, sempre cordiais no atendimento de nossas necessidades, as escolas de samba, que durante esse período muniram nossa equipe com informações para serem noticiadas ao nosso público, além de atender e abraçar todas as loucuras criadas por nós. E é claro, uma agradecimento mais que especial à todos que vestem ou já vestiram o manto da SASP e trabalharam arduamente, sem receber 1 real em troca, para esse portal. O empenho de cada um de vocês transformou a SASP nessa gigante do jornalismo carnavalesco.

A partir do dia 16, quem acessar o sasp.com.br, terá acesso a um conteúdo que não será mais atualizado por tempo indeterminado. A Sintonia SASP seguirá no ar, com o maior acervo de sambas de enredo do carnaval de São Paulo da internet, mas sem programas feito pela nossa equipe.

Novamente pedimos nossas sinceras desculpas aos sambistas de São Paulo, mas essa decisão foi tomada após analisarnos diversos fatores aqui já pontuados.

Até breve…

Botequim da SASP