Home > SASP > Editorial > Editorial SASP – Tire da cabeça o que do bolso não dá!

Editorial SASP – Tire da cabeça o que do bolso não dá!

Spread the love

Com o fim do carnaval 2017, chega aquele momento de se fazer uma reflexão sobre tudo que aconteceu nesse ciclo da folia de momo! Essa temporada foi de exaustivo trabalho para toda equipe SASP, que desde de março estivemos presente em 90% dos eventos carnavalescos realizados em São Paulo, passando por lançamento de enredos, eliminatória de sambas, lançamento de fantasias, lançamento oficial do CD, ensaios técnicos, desfiles oficiais e por fim, as apurações. Lembramos que nesse período, o país passou por uma terrível crise financeira e política, que reduziu investimentos em todos os setores, mas mesmo assim, apostamos no produto carnaval e crescemos!

Enquanto todos colocaram o pé no freio, a SASP ousou! Além do novo site, totalmente repaginado, dando melhor experiência de navegabilidade para o usuário, que agora pode acessar nosso portal com facilidade por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, a SASP por meio de sua web rádio, a Sintonia SASP, transmitiu com exclusividade as finais de quase todas as agremiações dos grupos Especial e de Acesso, que fizeram disputa de samba aberta e também dos ensaios técnicos da temporada. Ambos trabalhos resultaram em expressivas audiências e reconhecimento do público do trabalho feito por nós.

Já na cobertura dos desfiles de 2017, conseguimos o grande trunfo de ter equipe em todos os locais de desfile da cidade, cobrindo simultaneamente os grupos Especial, de Acesso, 1, 2, 3, 4, Blocos Especiais e as Pleiteantes da UESP. Foram mais de 30 profissionais focados em levar para o público tudo que aconteceu nos desfiles das mais de 90 agremiações carnavalescas da cidade através de textos, fotos, vídeos e a transmissão ao vivo dos desfiles dos Especial, Acesso e do grupo 1, via Sintonia SASP. O número de acesso em nossas plataformas foi tão grande, que nosso site saiu do ar por diversas vezes durante os dias de folia. Pedimos desculpa pelo transtorno!

O reconhecimento dado pela LIGA, que nos deu total apoio neste ciclo, assim como alguns diretores da UESP, além das agremiações foram importante para dar continuidade ao trabalho. Acertos e erros fazem parte, e sempre queremos buscar o melhor para o carnaval, de forma imparcial e transparente. Neste ciclo, a SASP conseguiu mais uma vez cumprir a missão de formar novas pessoas no meio do carnaval e do jornalismo carnavalesco, além da divulgação de nosso carnaval.

Porém mesmo com esse gigantismo na cobertura da folia paulistana, a SASP ainda não é vista como um veículo de exposição comercial para os empresários. Mesmo com números ultrapassando a marca de 200 mil visitantes no site, mais de 700 mil ouvintes na Sintonia e um alcance chegando a casa de 1 milhões de pessoas envolvidas em nossa fan page no Facebook, ainda temos que seguir o ditado popular e vender o almoço para comer na janta…. Nossa sorte, é que temos uma equipe formada por guerreiros e apaixonados pelo carnaval, que fazem questão de dar o melhor de si em troca apenas do prazer de ver a chama da Sociedade Amantes do Samba Paulista viva e não deixar 16 anos história morrer por falta de apoio.

É claro que tivemos alguns parceiros nessa jornada, como o hotel Ibis Styles Anhembi, que cedeu hospedagem para parte de nossa equipe durante o carnaval, a TR7 Confecções, que cedeu as camisas que a equipe SASP vestiu, e a empresas dos próprios envolvidos da SASP, como a Clipe do Samba e a Grife By Thais Paraguassu, que sempre nos dão suporte com equipamentos, apoio logístico, entre outros, além é claro, do site Carnavalesco e da Rádio Ação FM, veículos do Rio de Janeiro que estiveram conosco nessa cobertura! Agradecemos imensamente esse apoio, mas confessamos que é muito pouco para seguir.

Isso não significa que a SASP vai encerrar suas atividades, longe disso, porém precisamos decidir que caminhos teremos que seguir para o próximo ano, podendo manter um trabalho de qualidade e que caiba dentro do nosso bolso, já que a SASP é bancada por seus próprios colaboradores. Essa falta de interesse publicitário pela nossa mídia chega a ser um contraponto do que vimos nos desfiles do grupo Especial, por exemplo, no qual as duas primeiras colocadas adotam um modelo de gestão empresarial, incluindo apoios e patrocínios, que acabam resultando em grandes trabalhos apresentados na pista.

Em meio essa reflexão, ainda temos que finalizar o carnaval 2017 com a festa de premiação do Estrela do Carnaval, e já começar a pensar na estrutura para a cobertura do carnaval 2018, porém ainda não sabemos como faremos essa cobertura, já que a questão financeira é o quesito que nos assusta!

Agradecemos a todos que nos seguiram no ciclo 2017, e também avisamos que tudo esta sendo analisado para que 2018 tenha um pouco deste ano, e muito mais. E que os caminhos se abram para podermos atingir nossos objetivos, contando claro, com o apoio de todos.

Botequim da SASP