Home > #HarmoniaEvolução > “Éramos cotados para cair” conheça a harmonia campeã do Grupo de Acesso I

“Éramos cotados para cair” conheça a harmonia campeã do Grupo de Acesso I

Foto: Letícia Lovo

Retornando ao Grupo especial após três anos, o Pérola Negra adotou o lema superação e realizou um desfile impecável no último ano, se consagrando a campeã do Grupo de acesso I. O diretor de harmonia, Rafael Valério (39), conversou com a equipe da SASP e explicou as dificuldades de se colocar uma escola na avenida.

Rafael Valério

Após a sua queda para o grupo de acesso I em 2016, o Pérola Negra passou por diversos obstáculos até chegar em seu desafio da elite do carnaval desse ano. Rafael apontou que uma das maiores dificuldades em exercer o cargo de liderança na harmonia da escola é a ausência de alguns componentes. “A falta de pessoas comprometidas com os ensaios e a dificuldade de obedecer as regras. Tudo isso dificulta colocar uma escola na avenida com 2.500 a 3.000 componentes de fato comprometidos.” explicou o diretor.

Com 30 anos de carnaval, Rafael teve o primeiro contato com a harmonia quando ocupou o cargo de coordenador com mais dois amigos e conseguiu o acesso da escola em 2006. Tendo passado apenas pelo Pérola, Rafael recebeu um convite especial para assumir o departamento. “Virei diretor à convite da Presidente Sheila Monaco.”

Rafael não nega que o episódio mais emocionante de sua carreira foi o do último desfile da agremiação. “O nosso título de 2019, onde o ano todo éramos cotados para cair ao acesso 2 e apesar das dificuldades diárias, conseguimos provar que estavam todos errados!” comentou.

O diretor foi questionado se realizaria alguma mudança no Manual do Julgador e, Rafael é bem claro em sua afirmação. “Criaria uma forma do componente ficar mais a vontade na avenida. Sou contra o engessamento”

O Pérola Negra é a primeira escola à desfilar no sábado de carnaval com o enredo “Bartali Tcherain – A estrela cigana, brilha na Pérola Negra!”

SÉRIE HARMONIA E EVOLUÇÃO

ÁGUIA DE OURO 

Botequim da SASP