Home > Carnavais > Carnaval 2019 > Exclusivo: Amarildo comenta a homenagem da X-9 para o sambista Arlindo Cruz em 2019

Exclusivo: Amarildo comenta a homenagem da X-9 para o sambista Arlindo Cruz em 2019

Spread the love

Menos de duas semanas após o desfile oficial do carnaval 2018, a X-9 Paulistana definiu o seu enredo para seu próximo desfile, em 2019. A escola da zona norte fará uma homenagem ao sambista Arlindo Cruz e o lançamento oficial do tema está marcado para 7 de abril, com uma grande festa na quadra da entidade e que contará com a presença e shows de Arlindinho Cruz, filho do cantor, o grupo Doce Certa e Pê Santana, que recentemente assumiu a direção de carnaval da agremiação.

O carnavalesco Amarildo de Melo, falou com exclusividade com a SASP, sobre o seu presente para a comunidade xisnoveana. “A ideia desse enredo surgiu há quatro anos. Assim que eu saí do desfile das campeãs em São Paulo e fui para o Rio de Janeiro, já tinha essa ideia da homenagem ao Arlindo em mente. Eu estava indo para Campos dos Goytacazes e quem estava ao meu lado no avião era o próprio Arlindo, que faria um show por lá. Peguei o contato dele e começamos uma conversa. Tentei esse enredo nas outras escolas que trabalhei, não foi possível, assim como não foi possível no meu primeiro ano de X-9. E para esse ano de 2019, a primeira ideia que apresentei foi essa. Tive uma conversa com a família, a Babi, esposa do cantor, e o seu filho Arlindinho, e as coisas aconteceram muito rapidamente”.

Amarildo também falou sobre a sensação de levar a história de Arlindo para o carnaval paulistano. “Se você me perguntar como estou, digo que estou em êxtase com esse enredo e com a aceitação da família. Vai ser um grande espetáculo. A X-9 tem esse cabedal, é uma escola que tem nome para uma homenagem como essa e com certeza irá promover um grande espetáculo para esse grande poeta”, finalizou.

Com o enredo A Voz do Samba é a voz de Deus. Depois da Tempestade vem a Bonança, a X-9 Paulistana terminou o carnaval 2018 na décima primeira colocação do grupo Especial.

História de Arlindo Cruz

O cantor Arlindo Cruz, de 59 anos, vive uma batalha com a pessoal para se reestabelecer de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que sofreu em 17 de março de 2017. Desde de então, o cantor se encontra hospitalizado e se restabelecendo, segundo sua família.

Considerado uma das lendas do samba, o cantor e compositor é descendente de uma linhagem musical que está nas origens do samba na Casa da Tia Ciata com Donga, Pixinguinha e Joāo da Baiana, passando pelas rodas de samba promovidas por Candeia, chegando aos pagodes no Cacique de Ramos e o grupo Fundo de Quintal, Arlindo Cruz carrega com propriedade e orgulho o legado das religiões afro-brasileiras. Ele, mais do que ninguém, sabe da magia e da riqueza que há no som dos atabaques. Vale lembrar que sāo mais de 500 músicas compostas pelo autor e gravadas por diversos artistas.

Imperiano de fé, Arlindo nunca escondeu sua paixão pelo carnaval e é claro, por sua Império Serrano, escola no qual ganhou 11 sambas como compositor. Ele também venceu disputas de samba na Grande Rio, Unidos de Vila Isabel e Leões de Nova Iguaçu, todas pertencentes ao carnaval do Rio de Janeiro. Em São Paulo, o cantor disputou algumas eliminatórias, como no Vai-Vai e Gaviões da Fiel, porém não conseguiu levar suas obras para a avenida.

Botequim da SASP