Home > #HarmoniaEvolução > Harmonia e Evolução: série da SASP estreia apresentando o estilo cadenciado da Vila Maria

Harmonia e Evolução: série da SASP estreia apresentando o estilo cadenciado da Vila Maria

Foto: Fábio Fávero

Com o objetivo de compreender o estilo de cada escola, a equipe SASP conversou com os diretores de harmonia de diversas agremiações e desvendou mitos e curiosidades sobre alguns dos quesitos mais importantes – e polêmicos – do carnaval.

Mas o que é julgado nos quesitos Evolução e Harmonia?

Segundo o Manual do Julgador, o quesito evolução compreende o perfeito deslocamento do cortejo de uma escola de samba do início ao final do desfile. Já em Harmonia, é julgado o perfeito entrosamento do canto dos componentes com o ritmo da bateria.

Cesinha, da Vila Maria

Estreando a série ”Harmonia e Evolução”, Cesar de Oliveira (o Cesinha), diretor de harmonia da Unidos de Vila Maria, explicou algumas particularidades do andamento da agremiação.

Cesinha (43), como é carinhosamente chamado o diretor de harmonia, comentou sobre a ”fórmula mágica” que a Vila Maria utiliza para garantir nota máxima nos dois quesitos. ”Na harmonia e na evolução o que não pode faltar é a alegria e o sentimento de pertencimento.” comentou.

Com uma história que já dura 13 anos, a harmonia foi o primeiro setor que César se interessou em seu início na Vila. ”Observei um pessoal que trabalhava como departamento receptivo e me interessei, pois na época a escola não utilizava o nome de harmonia e sim coordenação de desfile.”

E os longos anos de dedicação resultaram em bons frutos. Este ano a diretoria da escola realizou uma enquete interna e César foi nomeado como diretor de harmonia. ”Acredito que pelo empenho e dedicação como harmonia ganhei essa confiança de todo departamento e da comunidade.” explicou o diretor.

Com um estilo cadenciado que segue sua bateria, a Vila Maria já possui suas estratégias de desfile que combinam com toda a estrutura musical da agremiação, sem perder a originalidade. César não vê dificuldade em executar um trabalho baseado nesse formato. ”Sem pressa, sem correria e usando a tranquilidade acima de tudo. O importante é a concentração na função que está desempenhando.”  comentou o diretor.

A Unidos de Vila Maria será a penúltima escola a desfilar no sábado de carnaval com o enredo ” China: o sonho de um povo embala o samba e faz a Vila sonhar”. A escola segue em busca do primeiro título em sua história no Grupo Especial.

Botequim da SASP