Home > Carnavais > Carnaval 2018 > Cebola detalha o enredo da Tom Maior para 2018

Cebola detalha o enredo da Tom Maior para 2018

Spread the love

A Tom Maior foi a primeira escola do grupo Especial a anunciar o seu enredo para o carnaval 2018. A escola oriunda do Sumaré vai levar para a avenida o enredo O Brasil de duas Imperatrizes: De Viena para o novo mundo. Carolina Josefa Leopoldina, de Ramos, Imperatriz Leopoldinense, que será desenvolvido pelo carnavalesco Claudio Cavalcante, o Cebola, que detalhou, com exclusividade para a reportagem da SASP, como será a abordagem do tema que irá juntar Maria Leopoldina e a escola de samba carioca, Imperatriz Leopoldinense. Confira abaixo:

“Olá amigos da SASP é sempre uma honra participar desse espaço que tanto valoriza o carnaval de São Paulo! Bem, precisava voltar a fazer um carnaval histórico, beber dessa fonte inesgotável! Nos últimos anos na Tom Maior e Águia de Ouro, falei de João Nogueira, Dorival Caymmi, Milton Nascimento e por fim, Elba Ramalho, e para vir com algo que tanto queria, em 2018 a nossa querida Tom Maior irá falar do Brasil de duas grandes imperatrizes: uma é Carolina Josefa Leopoldina, uma que foi a primeira mulher de Dom Pedro I, nascida na Áustria e uma mulher muito a frente de seu tempo. E outra é da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, com uma das trajetórias mais bonitas do carnaval carioca e que tem esse nome em referência a Maria Leopoldina.

A ideia desse enredo nasceu por conta de uma das biografias escritas sobre a vida de Maria Leopoldina, que relatou as cartas da Imperatriz, que ao longo da vida escreveu inúmeros relatos preciosos sobre sua vida. Ela nasceu na Áustria e foi escolhida para se casar com o filho de Dom João VI e Carlota Joaquina, herdeiro do trono do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve. Após o casamento por procuração realizado na capital austríaca, Leopoldina embarca ao Brasil para finalmente conhecer seu marido, Dom Pedro I.

Com isso, o mundo conheceu a trajetória de uma mulher de fibra e muito a frente do seu tempo, que apesar das traições sofridas pelo seu marido, foi uma das mulheres mais importantes da história do brasileira, sendo peça fundamental para nossa independência, em 1822, assim considera como a mãe do Brasil. Vamos contar a história dessa mulher fantástica!

E claro que não posso deixar de fazer o encontro dessa imperatriz com a outra imperatriz do bairro de Ramos, no subúrbio do Rio de Janeiro, a famosa Imperatriz Leopoldinense. Esse nome foi dado para a estação ferroviária de Ramos, em homenagem a Maria Leopoldina, logo depois, em 1959, a escola de samba foi fundada e recebeu o mesmo nome. Assim vamos também falar da trajetória dessa agremiação, que na década de 80 virou uma das maiores potências do carnaval carioca, conquistando oito carnavais do grupo Especial. Além dos títulos, contaremos das grandes personalidades da escola, como Pixinguinha, Villa Lobos, Elymar Santos, Preto Joia, Maria Helena, Chiquinho, Rosa Magalhães e muitos outros que deixaram seu nome gravado na história da Rainha de Ramos.

Eu agradeço imensamente toda família Drumond, em especial ao presidente Luiz Pacheco Drumond, que entendeu e liberou a nossa Tom Maior fazer essa homenagem. Ao diretor de carnaval Wagner Araújo, que me recebeu no Rio e ajudou na finalização do projeto que iremos apresentar em 2018.

Em breve teremos duas grandes festas de lançamento desse enredo, uma que será realizada dentro da quadra da Imperatriz, lá no Rio de Janeiro, e outra aqui em São Paulo, com a família Tom Mair reunida para fazer uma grande celebração. Que os Deuses do carnaval nos abençoe e nos ajuda a fazer um grande desfile no carnaval 2018!

Por fim, agradeço a Tom Maior em acreditar em mais um enredo autoral, pois o Brasil precisa de história e é isso que nosso enredo vem mostrar e é claro, se o samba é raiz, se raiz é história, vamos falar de Maria Leopoldina e da nossa grandiosa Imperatriz Leopoldinense.

Obrigado SASP pelo espaço e espero que o mundo do samba tenha gostado do enredo!”

Botequim da SASP