Home > Carnavais > Carnaval 2017 > Estrela do Carnaval: Em noite histórica, sambistas se despedem do carnaval 2017 em grande festa

Estrela do Carnaval: Em noite histórica, sambistas se despedem do carnaval 2017 em grande festa

Spread the love

A noite do último sábado (6), entrou para história do carnaval Paulistano com a realização da segunda festa de entrega de troféus do prêmio Estrela do Carnaval, concedido pela SASP, em parceria com o site Carnavalesco, do Rio de Janeiro. Aproximadamente 5 mil pessoas lotaram a quadra da Rosas de Ouro durante as mais de seis horas de festa.

O evento começou com uma singela homenagem para a radialista Elizabeth Ferreira Jofre, mais conhecida como Liza Carioca, da Rádio Ação FM, que foi uma das feriadas no acidente com o carro alegórico da Paraíso do Tuiuti, no carnaval do Rio, e que faleceu na última semana, após dois meses de internação. O sambista Almir Guineto, falecido na última sexta, dia 5, também foi lembrado.

VEJA AS FOTO DO SITE CARNAVALESCO

Após isso, o clima de descontração tomou conta da quadra do Rosas com as apresentações das escolas campeãs do prêmio Estrela do Carnaval. Primeiramente o intérprete Royce do Cavaco, da Rosas de Ouro, recebeu a placa Amante do Samba Paulista, em reconhecimento aos mais de 30 anos de contribuição ao carnaval de São Paulo. Depois disso, a Mocidade Unida da Mooca, vencedora do prêmio Desfile do Ano do grupo 1, abriu a festa com uma animada apresentação, que contou com a presença maciça de sua comunidade, além dos ritmistas da bateria Chapa Quente, que aqueceram a fria noite paulistana.

Em seguida, a Colorado do Brás, vencedora nas categorias Melhor Samba-Enredo e Melhor Enredo do grupo de Acesso, sacudiu o público relembrando o samba do carnaval 2017. Já a X-9, campeã do grupo de Acesso, recebeu o prêmio de Melhor Intérprete de 2017 e Darlan Alves, cantor oficial da escola, cantou grandes sambas da entidade e por fim, o hino do carnaval 2017, que homenageou o artista plástico Inos Corradin.

Um dos destaques da noite ficou com a apresentação da Dragões da Real, vencedor do prêmio nas categorias Enredo, Conjunto de Fantasias, Harmonia e Melhor Desfile do ano no grupo Especial. A entidade trouxe grande parte de seus componentes, incluindo a bateria Ritmo que Incendeia, comandada por mestre Tornado, para fazer uma apresentação fantástica que animou a quadra do Rosas. “O Prêmio Estrela é um dos mais valiosos do carnaval. Promovido por veículos de comunicação com extrema seriedade e credibilidade. Fico muito feliz de ver a SASP, que nasceu há 17 anos junto com Dragões, valorizando cada vez mais a cultura do carnaval paulistano, agora em parceira com o o Carnavalesco”, festejou o presidente Renato Remondini, o Tomate.

Ainda com a presença da Ritmo que Incendeia, a escola de samba Independente Tricolor subiu ao palco para receber os troféus nas categorias Conjunto Visual, Melhor Casal, Comissão de Frente, Desfile do Ano e Melhor Desfile no voto popular. Após o show da apresentação, com destaque para o casal Cley Ferreira e Lenita MagriniDanilo Zamboni, que representou a diretoria da escola na entrega da festa, falou sobre a  satisfação da escola com a premiação. “Esse é o reconhecimento do grande trabalho que fizemos no carnaval 2017 e serve de incentivo para essa missão que teremos em 2018, ano que faremos nossa estreia no grupo Especial. Obrigado SASP e site Carnavalesco por esse incentivo”.

Outra apresentação bastante festejada foi da Mocidade Alegre, escola líder do Ranking SASP 2017, que levou suas baianas e ala musical que levantaram o público com o samba que entidade levou para avenida em seu cinquentenário, acompanhada da bateria Furiosa do Camisa Verde e Branco, bicampeã do Estrela do Carnaval no grupo de Acesso. A presidente Solange Cruz recebeu e agradeceu a homenagem. “É mais um incentivo e reconhecimento pelos carnavais desenvolvidos pela Morada do Samba. Nossos agradecimentos também aos diversos segmentos da Mocidade Alegre que compareceram à festa, fazendo uma bonita apresentação”, ressaltou a matriarca da escola.

Após a apresentação, mestre Fernando Neninho, que comemorou a conquista. “Pelo segundo ano consecutivo ganhamos o prêmio Estrela do Carnaval de Melhor Bateria do grupo de acesso. Muito obrigado, estou muito feliz com esse inédito feito. E assim encerremos o ciclo do carnaval de 2017 e que venha 2018 com bastante novidades”, explicou.

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Mancha Verde, Marcelo Luiz e Adriana Gomes, eleitos o melhor casal do grupo Especial, também fizeram sua bela e emocionante apresentação juntos aos componentes  do Camisa Verde e Branco, mostrando que união dos sambistas é muito forte.

Passando das 3h da manhã, foi a vez da bateria Barcelona do Samba, de mestre Robson Zoinho, vencedora do troféu na categoria do quesito no grupo Especial, sacudir a quadra do Rosas em uma apresentação muito especial. A Império de Casa Verde ainda conquistou o troféu na categoria Melhor Conjunto Alegórico. Após o show da Barcelona do Samba, foi a vez da bateria Qualidade Especial, da Acadêmicos do Tatuapé, se posicionar para acompanhar as apresentações a Nenê de Vila Matilde, laureada com o prêmio na categoria Melhor Ala das Passistas. Agnaldo Amaral fez a quadra cantar os grandes sambas da história da Nenê.

Em seguida, a Unidos de Vila Maria, vencedora nas categorias Ala das Baianas e Comissão de Frente, emocionou o público com a encantadora ala das baianas e também com parte de sua comissão, que refez a apresentação do desfile oficial. O samba em homenagem a Nossa Senhora Aparecida foi cantado por todos durante a apresentação.

O dia já estava clareando quando a Acadêmicos do Tatuapé, a campeã do grupo Especial em 2017, subiu ao palco para receber os prêmios nas categorias Samba do Ano, Melhor Intérprete e Melhor Desfile do Especial no voto popular. Celsinho Mody e toda comunidade da escola da Zona Leste transformaram a quadra do Rosas no sambódromo do Anhembi, dando um final apoteótico para a festa. Emocionado, Celsinho falou sobre essa vitória. “Não dá para descrever o quanto papai do céu me abençoou neste carnaval. Agradeço a minha ala musical, ao meu mestre Higor Silva, a diretoria da escola, em nome do presidente Eduardo Santos e toda nossa comunidade, pois a força deles foi a responsável por essa conquista. Obrigado SASP, obrigado site Carnavalesco por esse honroso prêmio, estou muito feliz. SASP é primazia”, brincou o cantor.

Diversas personalidades do samba estiveram presentes na festa, entre elas o presidente da Liga das Escola de Samba de São Paulo, Paulo Sérgio Ferreira, o Serginho, a corte do Carnaval 2017, o produtor de show Pelé Problema, o destaque Maurício Pina, um dos mais conhecidos dos carnavais paulistano e carioca, representantes da Liga das Escola de Samba de Barueri, além de presidentes, diretores e representantes de mais de 50 agremiações carnavalescas da cidade de São Paulo. O diretor executivo da SASP, Ronny Potolski, agradeceu todos que apoiaram a realização desse grande evento.

“É difícil resumir tantos fatos de uma noite histórica. Se fosse definir em uma palavra seria GRATIDÃO. Primeiramente a Angelina Basilio e Osmar Costa, da Rosas de Ouro, que nos deram o apoio incrível, envolvendo a estrutura da escola e o time de harmonia, bares, zeladoria. Em seguida as 13 agremiações que se apresentaram de forma brilhante, levando suas comunidades para engrandecer a festa. Gratidão aos parceiros Tiago Santos Barros (da Fazendo Arti), Clipe do Samba , TR7, e Grife By Thais Paraguassu, site Carnavalesco, nosso parceiro nessa loucura, e ao grande Jocimar Martins, que brilhantemente apresentou o evento. Também agradeço a Liga, através do presidente Serginho, bem como a Corte do Carnaval 2017. E por fim, agradeço a você sambista que ABARROTOU a quadra da Roseira, e ao fim da última escola continuou enchendo a quadra. Isso tudo é feito para você”, disse Ronny.

Alberto João, diretor do site Carnavalesco, também comemorou o sucesso do evento. “Foi uma festa inesquecível. Mostramos que juntos formamos a referência na cobertura do carnaval de São Paulo. O evento lava a alma e nos deixa extremamente felizes. É para o sambista. E podem acreditar que vem muito mais por aí”, finalizou.

Em breve fotos e vídeos do evento estarão disponíveis para visualização.

Botequim da SASP