Home > Slider ESPECIAL > Festa de aniversário do Projeto Vai Cuíca acontece neste domingo na quadra da Unidos do Peruche

Festa de aniversário do Projeto Vai Cuíca acontece neste domingo na quadra da Unidos do Peruche

O Projeto Vai Cuíca, iniciado em 17 de maio de 2014, tem como objetivo de confraternização dos ritmistas que tocam cuíca, este instrumento que faz a diferença no Carnaval e no mundo do samba.

A cuíca ou puíta (em Angola pwita) é um instrumento musical, semelhante a um tambor, com uma haste de madeira presa no centro da membrana de couro, pelo lado interno. O som é obtido friccionando a haste com um pedaço de tecido molhado e pressionando a parte externa da cuíca com dedo, produzindo um som de ronco característico. Quanto mais perto do centro da cuíca o dedo do instrumentista estiver, mais agudo será o som produzido. O instrumentista da cuíca é chamado de cuiqueiro.

Um dos idealizadores do Projeto e ritmista, Dedé Santana, atualmente com uma equipe de coordenação e diretoria, decidiram se reunir para organizar eventos e festas para amigos, familiares e músicos e com isto, não deixar “morrer” a cultura do instrumento. O projeto tem um cunho social muito forte e promovem ações com orfanatos, asilos, creches através de visitas e arrecadações de alimentos em seus eventos. O Vai Cuíca tem como DNA a caridade, o ensinamento, propagação da cultura do samba, união entre os ritmistas das Escolas de Samba, e maior visibilidade do instrumento no Carnaval.

O músico Osvaldinho da Cuíca foi escolhido para ser o padrinho, e aceitou estar presente para transmitir todo o seu conhecimento e aprendizado e sempre comparece para abrilhantar as festas. Os cuiqueiros respeitam sua trajetória de vida dentro do mundo samba e se espalham para mostrar o melhor que este instrumento pode oferecer.

A festa de aniversário será realizada no dia 21 de Maio de 2017, domingo, a partir das 13:00, na Quadra da Unidos do Peruche localizada na  Rua Samaritá, 1040 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP.

O evento contará com apresentações da equipe de Som Hot Black, do Grupo Compositores Independentes de Mauá (Participação Chico Maneiro), da Bateria Rolo Compressor da Unidos do Peruche, além de Homenagens aos Sambistas e Ritmistas do Carnavale um churrasco comunitário.

 

Botequim da SASP