Home > Carnavais > Carnaval 2020 > Jair Rodrigues será enredo da Torcida Jovem

Jair Rodrigues será enredo da Torcida Jovem

Spread the love

A escola de samba Torcida Jovem, anunciou nesta segunda-feira, 24, o enredo que levará para o desfile do grupo de Acesso 2 no carnaval do próximo ano. A entidade fará uma homenagem ao cantor Jair Rodrigues com o enredo Prepare o seu Coração pras Coisas que Eu Vou Contar!

Nascido em Igarapava (SP), em 6 de fevereiro de 1939, Jair sonhava em ser jogador de futebol na infância, como quase todo garoto brasileiro. Mas, antes de trilhar o caminho do sucesso como músico, desempenhou diversas funções para ajudar no sustento da família, como a de alfaiate. Os primeiros passos como cantor foram dados nas casas noturnas do interior de São Paulo e posteriormente, em programas de calouros, sendo um deles o de Claudio Luna, na Rádio Tupi.

O sucesso mais marcante da carreira foi a música “Deixa isso pra lá” (1964), considerada precursora do rap nacional, revolucionando pelo estilo falado e não preso à melodia. A parceria com a cantora Elis Regina também foi um marco na vida de Jair. A dupla lançou três volumes da série “Dois na Bossa” após fazerem sucesso na apresentação do programa “O Fino da Bossa”, na TV Record.

A carreira decolou de vez com o sucesso de “Disparada”(1966), composta por Geraldo Vandré e Théo de Barros. Ao interpretá-la no II Festival de Música Popular Brasileira, em 1966, Jair empatou em primeiro lugar com a então favorita “A Banda”, de Chico Buarque, interpretada por Nara Leão.

Jair Rodrigues acumulou uma experiência de cinquenta anos de carreira, com mais de quarenta álbuns lançados, incluindo uma indicação ao Grammy Latino, em 2005, com o disco “Alma Negra”. O último projeto de Jair, o CD “Samba Mesmo” (2014), reúne regravações de sambas de sucesso como “Trem das Onze”, de Adoniram Barbosa.

Este grande talento da música popular brasileira nos deixou em 8 de março de 2014, vítima de um infarto agudo do miocárdio. Além da inestimável contribuição para a música popular brasileira, deixou de herança a continuidade do talento da família para a música, com os filhos Jair Oliveira e Luciana Mello, que o reverenciam até hoje nos palcos.

Botequim da SASP