Home > Carnavais > Carnaval 2019 > Poetas do Anhembi – Xandinho Nocera fala sobre o samba Dragões da Real 2019

Poetas do Anhembi – Xandinho Nocera fala sobre o samba Dragões da Real 2019

Por Vinicius Vasconcelos

A escola de samba mais nova do grupo especial de São Paulo, a Dragões da Real, aposta em um enredo sobre o Tempo para saciar o desejo de seu componentes do tão sonhado campeonato. Mauro Quintaes, que foi contratado para substituir a antiga comissão de carnaval, é o autor do enredo “A invenção do tempo: Uma odisseia em 65 minutos“.

Em 2018, quando a tricolor alcançou a quinta colocação, a escola atingiu nota máxima no quesito samba-enredo escrito por Armênio Poesia, Xandinho Nocera, Léo do Cavaco, Ronaldo Maransaldi, Renne Campos, Paulo Senna, Alemão do Pandeiro, Fabio Brazza, CG e Wagner Rodrigues. Após o êxito, a parceria se manteve quase toda e sagrou-se campeã da disputa novamente em 2019. Seguindo a série Poetas do Anhembi, a equipe da SASP conversou com Xandinho Nocera para descobrir como foi a criação do samba desde a primeira linha até chegar no estúdio de gravação.

“A criação foi bem rápida e fácil porque o tema é claro e objetivo. A Dragões facilita muito isso para o compositor. Na explanação já se consegue entender o que a escola quer para o carnaval. Foram um total de 4 encontros, onde no primeiro fizemos uma base até a metade, mas que refizemos e ficou apenas o refrão do meio. Os demais encontros foram processos de lapidação para corrigir algumas poucas coisas. Levamos para a escola avaliar e o carnavalesco, junto da direção, pediu uma mudança no refrão principal. Até que no último encontro foi só para ‘bater o martelo’ e em seguida fomos para o estúdio. Nossa parceria está acostumada um com o outro. Sempre fazemos samba juntos então não teve muito mistério”, explicou o compositor.

Além de ter sido campeão nas disputas de 2019 e 2018, Xandinho acumula as vitórias de 2016 e 2014. Ou seja, é tetracampeão.

Compositores do samba 2019 da Dragões da Real

O compositor acredita que ser da própria casa é um grande diferencial para que a comunidade abrace o samba desde o início. “Nós não estamos na escola apenas no período de eliminatórias. Somos prata da casa, temos o DNA da Dragões. Ser tetracampeão nos traz muitas responsabilidades ano após ano. Sabemos fazer o samba que o componente gosta de cantar, pensamos em cada um deles. Desde a primeira frase até a última o samba é totalmente estudado para ser exclusivo da nossa escola. Com certeza o nosso refrão do meio é o grande momento do samba”, contou.

Xandinho aproveitou para tecer elogios as sinopses recentes da Dragões. Segundo ele, a forma objetiva como tem sido escrita melhora ainda mais o a criação do samba. “A sinopse como um todo chamou bastante atenção pela maneira como foi escrita. É bem inteligente, didática e de fácil compreensão sobre o que a escola pretende levar para a avenida. Isso facilita muito a composição. Não ser muito extensa também é outra qualidade, é preciso ir direto ao ponto. E isso a direção tem feito. Tanto que vem refletindo na grande safra de sambas que a escola tem levado para avenida nos últimos carnavais. Torna muito agradável a criação do samba a partir de sinopses bem escritas”

A Dragões da Real será a segunda escola a desfilar no sábado de carnaval. Confira abaixo o samba da entidade

AMOR…
NADA SERÁ COMO ANTES
TUDO VAI SE TRANSFORMAR
O GUARDIÃO DO DESTINO
NUM SOPRO DIVINO, VAI NOS REVELAR
O HOMEM BUSCOU DOMINAR
SEGUNDOS CONTADOS NA AREIA
A CADA INVENÇÃO
NOS PONTEIROS DA ILUSÃO

DESVENDAR O FUTURO QUE VIRÁ
VIAJAR NO PASSADO E APRENDER
O PRESENTE MUDA
TUDO PODE ACONTECER

SOMOS ESCRAVOS DA HORA
SENHORES DO AGORA
NUM MUNDO VELOZ
SERÁ QUE É O TEMPO QUE PASSA
OU QUEM PASSA SOMOS NÓS?
QUANDO A SIRENE TOCAR
VAI ETERNIZAR TAMANHA EMOÇÃO
SERÁ A HISTÓRIA MAIS LINDA
“MARCADA” PELO CORAÇÃO

QUEM SONHAR VAI VIVER ESSA VITÓRIA
LUTAR E VENCER, É NOSSA RAIZ
AVANTE DRAGÕES, CHEGOU SUA HORA
É TEMPO DE SER FELIZ!

VEJAS OUTRAS REPORTAGENS DA SÉRIE

Gaviões da Fiel – Grego
Acadêmicos do Tatuapé – Luiz Ramos
Colorado do Brás – Márcio Pessi
Acadêmicos do Tucuruvi – Henrique Barba

Foto de Capa – Amantes do Carnaval

Botequim da SASP