Home > Carnavais > Carnaval 2018 > Por dentro dos Enredos: Peruche prepara grande homenagem aos 80 anos de Martinho da Vila

Por dentro dos Enredos: Peruche prepara grande homenagem aos 80 anos de Martinho da Vila

Uma grande homenagem a um dos maiores nomes do samba brasileiro. Comemorando 80 anos em 2018, Martinho José Ferreira, o Martinho da Vila, será o homenageado pela Unidos do Peruche no carnaval do ano que vem. Na terceira matéria da série “Por dentro dos Enredos”, vamos apresentar um pouco mais do que a Filial do Samba levará para o Anhembi em fevereiro do ano que vem.

OUÇA AQUI O SAMBA DA UNIDOS DO PERUCHE

VEJA AS FANTASIAS DA ESCOLA

Desenvolvido pelo recém-contratado carnavalesco Mauro Quintaes, com sinopse desenvolvida por João Gustavo Melo, o enredo tem seu início mostrando a união entre o continente africano e o Brasil. As influências e semelhanças entre esses povos, unidos por seus sons tribais, cantos e danças. Embaixador do Brasil em Angola, Martinho tem forte ligação com o continente africano.

No segundo setor do desfile, a Unidos do Peruche irá retratar as influências musicais diretas na carreira de Martinho, do farfalhar das folhas de cafezais à fé de Martinho com São Benedito e Nossa Senhora da Conceição. Na sequência, a relação de Martinho e sua escola do coração, a Unidos de Vila Isabel. A escola e o bairro que deram nome e identidade ao artista serão retratados no terceiro setor do desfile da agremiação.

Por fim, os laços de Martinho com a lusofonia e a poesia, além da comemoração de seus 80 anos de vida, que serão comemorados na segunda-feira de carnaval. Poeta e escritor, Martinho estreitou ao longo de sua carreira sua relação com os povos do continente africano que falam a língua portuguesa. Em apoteose, a comemoração do aniversário do Dikamba da Vila, e a partir deste carnaval, do povo perucheano.

Com o enredo Peruche celebra Martinho. 80 anos do Dikamba da Vila, desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Quintaes, a Unidos do Peruche será a segunda escola a desfilar na sexta-feira de carnaval, no Sambódromo do Anhembi. Cinco vezes campeã do Grupo Especial, a Filial do Samba busca o retorno às primeiras colocações do carnaval paulistano, o que não acontece desde 1996, quando ficou na quinta colocação.

Na próxima quarta-feira, 18, a série “Por dentro dos Enredos” continua. Será a vez de conhecer um pouco mais sobre o que o Acadêmicos do Tucuruvi levará para a Avenida no próximo carnaval.

Botequim da SASP