Home > SASP > ESPECIAIS > Sambistas viajaram para realizar o International Samba Congress em Los Angeles!

Sambistas viajaram para realizar o International Samba Congress em Los Angeles!

Quem pensa que o samba só é disseminado no Brasil está muito enganado, Los Angeles foi o palco do maior evento de samba das Américas, realizado no último final de semana. Nos dias 19, 20 e 21 de maio, o International Samba Congress, que foi considerado o maior evento de samba das Américas onde reuniram nomes consagrados do Carnaval. Organizado por Aninha Malandro, Rodrigo Marques e Patrick Carvalho, o encontro permitiu ao participante uma imersão total com o que é o samba. Palestras sobre dança, ritmo e samba no pé empolgaram os americanos que participaram do congresso que a cada ano ganha mais adeptos pelo mundo.

Único representante do Carnaval de São Paulo, Mestre Caju, ficou impressionado com o sucesso do evento.

Caju que além de ter sido Mestre de Bateria por mais de uma década na Escola de Samba Mancha Verde, hoje atua na diretoria da escola, tem uma grande experiência em ministrar workshops internacionais e dentro do nosso País. Já atuou em eventos na Alemanha (Frankfurt), Argentina (Concordia, Gualeguay, Corrientes, Buenos Aires e Alvear), Bélgica (Tournai), Espanha (Madrid), Estados Unidos (Miami e Los Angeles), França (Paris), Itália (Roma), Portugal (Lisboa) e Suíça (Genebra), nos disse a importância em saber que o samba genuinamente brasileiro, hoje é tão querido, “estudado” e respeitado por outras nacionalidades.

– “Tudo que acontece aqui eles sabem e procuram cada dia mais se aprimorar. Posso dizer que muita gente no exterior conhece o tanto quanto as pessoas no Brasil.”, disse Mestre Caju e ainda acrescenta: “O dia Nacional do Samba deveria mudar para dia Mundial do Samba.”.

E nós concordamos! O que só afirma ainda mais a internacionalização do samba como a paixão pela nossa maior expressão cultural, ultrapassando fronteiras e encantando o mundo. O samba é um dos cartões de visitas do Brasil e cada vez mais ganha o mundo e apresenta a cultura carnavalesca aos que querem aprender e conhecer um pouco do nosso universo.

Botequim da SASP