Home > Carnavais > Trazendo bons fluídos o Ilê Axé Omo Ode abre o carnaval da UESP no Anhembi

Trazendo bons fluídos o Ilê Axé Omo Ode abre o carnaval da UESP no Anhembi

Spread the love

Por Fernando Henrique, 

Trazendo bons fluídos o Ilê Axé Omo Ode abre o carnaval da UESP

Criado pelo Babalorixá Jair de Odé o bloco Afoxé têm como um dos objetivos as atividades culturais e sociais no bairro da Cidade Tiradentes, zona leste da capital paulista.

Imagem: Fernando Henrique/ Equipe SASP

Considerado um cortejo de rua tradicionalmente em desfile carnavalesco o Afoxé reúne grande número de afrodescendentes, religiosos e simpatizantes unindo a dança, música e os aspectos místicos da religião de matriz africana.

Ao som dos atabaques, agogôs, xequerês e outras relações de instrumentos deixados por herança negra formam os batuques do Afoxé. E, não é diferente com o bloco “Ilê Axé Omo Ode Os filhos do caçador” que reúne um número maior de participantes desde sua criação para o carnaval de 2017.

Imagem: Fernando Henrique/ Equipe SASP

O Afoxé tem como tema: “Saudação à Ogum” que na religião de matriz africana é um orixá de guerra, da coragem, da demanda e da luta.

“Para que tudo dê certo no dia do desfile o bloco busca parcerias com entidades governamentais, e a comunidade para criação das nossas roupas”, conta Pai Jair.

“O bloco teve um número maior de participantes, serão 400 pessoas no dia do desfile, houve um crescimento importante no segundo ano do Afoxé, isso é bom”, relata Babalorixá.

O Afoxé abre os desfiles das escolas de samba do grupo 1 UESP no dia 27/02 às 21h no Sambódromo do Anhembi.

Botequim da SASP