Home > SASP > ESPECIAIS > Entrevistas > Um caso de amor! Conheça a história do projeto social da Unidos de Vila Maria

Um caso de amor! Conheça a história do projeto social da Unidos de Vila Maria

Spread the love

A escola de samba Unidos de Vila Maria é agremiação que possui o maior trabalho comunitário da cidade de São Paulo. Em exclusividade para a SASP, a escola abriu as portas da sua quadra para mostrar detalhes do seu projeto Um Caso de Amor.

Criado há 16 anos, o projeto foi desenvolvido com o objetivo de ajudar a população carente da zona norte de São Paulo. O programa busca dar suporte aos cidadãos que sofrem com a precariedade de alguns serviços públicos no geral, além de promover o afastamento de crianças e adolescentes da rua e fortalecer os vínculos familiares e comunitários do bairro.

A preocupação com o bem-estar da comunidade, leva a agremiação a buscar sempre resultados positivos nas atividades que são desenvolvidas. Desde daqueles realizam os cursos profissionalizantes oferecidos, até os acompanhamentos que são realizados na área da saúde.

Segundo a Renata Victoria, de 22 anos e voluntária do projeto, a Unidos de Vila Maria realiza cerca de 12 mil atendimentos por ano, que são distribuídos nas seguintes atividades:


Serviços de Saúde: Odontopediatria, psicologia e fisioterapia.

Cursos Profissionalizantes: assentador de piso, pedreiro, encanador; padaria artesanal, corte/costura e modelagem, cabeleireiro, decoração/adereços, áudio e som e fotografia.

Cursos de incentivo à arte e a Cultura: teatro, dança (ballet, samba, samba-rock), capoeira e música (Musicalização infantil, canto, violão, cavaquinho).

Esportes: karatê e Futebol, que reúne cerca de 673 meninos.


Nas atividades também se inclui uma escola de samba mirim, a Mulekada’da Vila Maria. Com time de canto, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, passistas, bateria mirim, rainha mirim e todas as crianças que possuem interesse em iniciar sua trajetória no carnaval. “As atividades foram desenvolvidas através das necessidades que o bairro da Vila Maria possui. Centros que promovam cultura, educação, saúde, lazer e bem-estar para a população”, explica Renata.

O projeto desenvolve além das demais atividades na área da saúde, a equoterapia. Um método de tratamento que visa a reabilitação física e mental de pessoas portadoras de necessidades especiais, dificuldades ou deficiências físicas, mentais e/ou psicológicas que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar. Essa atividade surgiu na escola em 2011, através da doação de um cavalo. Aproveitando o espaço, a agremiação resolveu introduzir esse trabalho no quadro de atividades do projeto. Na capital de São Paulo, somente a Unidos de Vila Maria e a Polícia Militar de São Paulo oferecem esse tipo de tratamento gratuito.

“O projeto social da Unidos de Vila Maria é motivo de orgulho para a nossa comunidade! Nossa diretoria batalha diariamente para ser referência social em nossa região.. E em 2018 tem muito mais!’’, enfatiza o presidente da agremiação, Adilson José.

O número de atendimentos no projeto, segundo a agremiação vem crescendo e gerando um retorno positivo para a escola em relação ao envolvimento que ocorre, não só na vida do público que participa das atividades, mas também na vida dos voluntários. O projeto atende qualquer cidadão que esteja em situação de vulnerabilidade social e não somente nos bairros em torno da escola.

Em clima de emoção, Renata Victoria, contou um pouco da sua experiência como voluntária do projeto. “Faço parte da Comunicação do Departamento Social do projeto, para suprir a falta de informações que as pessoas em relação ao projeto e também como forma de divulgação dele. Criei uma página no Facebook e uma conta no Instagram exclusivos do departamento social para a divulgação dos eventos realizados, informações sobre os cursos e para responder algumas dúvidas do público. Uma história emocionante, acho que foi no dia das crianças, essa festa ocorre há alguns anos já, onde elas receberam presentes e saquinho com doces. Ver a felicidade estampada no rosto das crianças, traz uma sensação extremamente gratificante sobre o trabalho que é realizado ao ano todo com elas”, finalizou.

Para saber mais informações sobre o projeto é só entrar em contato com a página do Facebook ‘Projeto Social Vila Maria- Um caso de amor ou pelo telefone da escola (11) 2981-3154.

Botequim da SASP