O G.R.E.S Dom Bosco de Itaquera vai apresentar o enredo -“Mariama, Mãe de todas as Raças, de todas as cores, Mãe de todos os cantos da terra”, no Carnaval 2026, que será desenvolvido pelo carnavalesco Fábio Gouveia.
Com foco na Cultura Afro-Brasileira e Fé Popular. Mergulhados em uma jornada de fé, resistência e celebração para o concurso carnavalesco, o enredo explorará os movimentos culturais de resistência, liberdade e equidade racial, de gênero e religiosidade.
Inspirado no álbum de Milton Nascimento de 1982, “A Missa dos Quilombos”, reforça a identidade negra brasileira e traz uma mistura de saberes da música e da dança popular, apresentando como figura central Mariama, a Mãe Aparecida, um símbolo de amparo e libertação para os oprimidos, que ressurge para exaltar os desvalidos, e desafiar os injustos
O enredo, trará luz as transformações das fragilidades em força, onde a fé e a esperança se tornam alicerces para a superação. É um convite à união e à celebração da resiliência, onde a força da fé popular quebra as correntes da adversidade e nos encoraja a se livrar das mordaças sociais.
A agremiação Dom Bosco de Itaquera trará para a Avenida uma mensagem de louvor ao som dos tambores ancestrais, uma reflexão, reafirmando sua identidade de escola que samba, reza, e congrega na fé, promovendo a integração e a valorização das raízes brasileiras.
Confira a logo oficial do enredo 2026:
