Home > Carnavais > Carnaval 2026 > MUM recebe comitiva do Instituto Geledés

MUM recebe comitiva do Instituto Geledés

A Mocidade Unida da Mooca recebeu, nesta semana, uma comitiva do Instituto Geledés e algumas das homenageadas de seu desfile de 2026, na Fábrica do Samba. O encontro teve como objetivo apresentar em detalhes o enredo e mostrar, pela primeira vez, os protótipos das fantasias.

O carnavalesco Renan Ribeiro conduziu a apresentação, explicando as ideias que a MUM levará ao Anhembi no dia 13 de fevereiro, quando abrirá os desfiles do Grupo Especial. A experiência, segundo ele, foi marcante:

“Poucas vezes o carnavalesco tem a oportunidade de apresentar o enredo para o enredo, as inspirações para a inspiração. Foi um momento muito particular da minha história como carnavalesco, da escola e do Carnaval de São Paulo”, afirmou.

Entre as presentes estava a artista visual, pesquisadora e educadora Rosana Paulino, referência nas questões étnicas, de gênero e sociais, e uma das homenageadas pelo enredo. Após conhecer as fantasias e acompanhar o desenvolvimento das alegorias, ela destacou a emoção que sentiu:

“Estou extasiada pelo potencial deste enredo, pela beleza das fantasias, pelo modo como as ideias estão juntas para falar da força da mulher negra, uma força de esperança. A gente vê muita beleza, muito futuro e esperança neste desfile”, disse.

Também acompanhou o encontro Natália Carneiro, coordenadora de comunicação institucional do Instituto Geledés. Vestindo a camiseta do enredo, ela ressaltou o cuidado da MUM no desenvolvimento da narrativa:

“Esse cuidado da escola com o Geledés, de nos permitir acompanhar todas as fases dessa construção e nos sentirmos pertencentes, não apenas homenageadas, está sendo um motivo de grande alegria”, afirmou.

Em 2026, a Mocidade Unida da Mooca abrirá os desfiles do grupo Especial com o enredo “Gèlèdés – Agbara Obinrin”.

Botequim da SASP