Horas após a Justiça determinar o retorno de Érica Ferro à presidência do Camisa Verde e Branco, a escola da Barra Funda usou as redes sociais para revelar o enredo que encerrará os desfiles do Grupo Especial em 2026.
Com o título “Abre Caminhos”, o tema desenvolvido pelo carnavalesco Guilherme Estevão fará um tributo a Exu e se apresenta como um manifesto em defesa dos elementos ligados ao seu reino: a boemia, o povo da rua e os diversos segmentos sociais que lutam para romper as amarras da marginalização e afirmar sua dignidade.
Confira abaixo a logomarca do enredo e o texto divulgado pela entidade:
Para o carnaval de 2026, nossa escola traz como enredo “Abre Caminhos”. Nosso trevo falará sobre os caminhos de energia de Exu, abordando as formas de manifestação da força do orixá, a construção de seus cultos e assentamento de fé no Brasil, homenageando, também, o povo de rua, guardião dos caminhos, ampliando e desmistificando o olhar em relação às entidades e a proximidade com o povo, além da sua pluralidade e os elos de sabedoria, empoderamento e condução das lutas e bandeiras sociais do povo brasileiro por dignidade, além dos vínculos e ancestralidade plantada no próprio Camisa Verde e Branco.
Saudando os seus fundamentos, pisaremos na avenida pedindo caminhos abertos para nossa vitória.
