Por meio de notas oficiais, o Águia de Ouro se posicionou sobre a polêmica envolvendo um de seus componentes durante o primeiro ensaio técnico da agremiação. No treino realizado no último sábado no Anhembi, um integrante da agremiação passou pelo Sambódromo representando Adolph Hitler com a faixa presidencial brasileira, com direito a suástica – símbolo do nazismo – e armas não mãos.
A representação abriu precedente para interpretação de que o personagem em questão fazia alusão ao presidente recém-empossado Jair Bolsonaro. Após o ensaio, o presidente do Águia de Ouro, Sidnei Carriuolo, se posicionou na matéria publicada na SASP deixando claro que o caso não fazia menção ao atual presidente da República.
“Calma senhores! A interpretação dada a este personagem não tem nada a ver com o atual presidente. Ele representa o período da ditadura de Getúlio Vargas, o nosso enredo conta do período de 1500 a 2018. A escola não pode responder por interpretações de terceiros. Leiam com atenção a letra do samba e vai ver onde ele se encaixa”.
Em nota assinada pela comissão de carnaval, o Águia também se posicionou:
Esclarecimento:
Algumas matérias estão sendo vinculadas com um título negativo para a escola, dizendo que estamos fazendo alusão ao novo presidente. Com relação a matérias do personagem do ensaio técnico “Hitler”, esclarecemos que em momento algum se refere ao Bolsonaro, pois não seríamos levianos em incluir alguém que acaba de assumir o cargo.
O nosso enredo marca a história de 1500 a 2018, até porque quando construímos o projeto ainda não sabíamos quem seria o presidente eleito, isso se deu em meados de 2018. Essa alusão tem foco direto ao governo ditador de Getúlio Vargas, que fez do Brasil uma ditadura, os paulistas que o digam! MMDC, Revolução de 32!
A Águia de Ouro, clama por paz e justiça !
Atenciosamente,
Comissão de Carnaval
Posicionamento via assessoria de imprensa:
Através da assessoria de imprensa, a escola se desculpou publicamente sobre a atitude, que de acordo com a agremiação, foi isolada de um componente que se aproveitou para promoção pessoal. De acordo com a assessoria, a diretoria do Águia de Ouro foi pega de surpresa e já tomou as medidas necessárias para que não aconteça mais.
Foto: Guilherme Ayupp/Site Carnavalesco