Home > Escolas de Samba > Águia de Ouro > Águia de Ouro se posiciona sobre polêmica com Hitler de faixa presidencial no ensaio

Águia de Ouro se posiciona sobre polêmica com Hitler de faixa presidencial no ensaio

Por meio de notas oficiais, o Águia de Ouro se posicionou sobre a polêmica envolvendo um de seus componentes durante o primeiro ensaio técnico da agremiação. No treino realizado no último sábado no Anhembi, um integrante da agremiação passou pelo Sambódromo representando Adolph Hitler com a faixa presidencial brasileira, com direito a suástica – símbolo do nazismo – e armas não mãos.

A representação abriu precedente para interpretação de que o personagem em questão fazia alusão ao presidente recém-empossado Jair Bolsonaro. Após o ensaio, o presidente do Águia de Ouro, Sidnei Carriuolo, se posicionou na matéria publicada na SASP deixando claro que o caso não fazia menção ao atual presidente da República.

“Calma senhores! A interpretação dada a este personagem não tem nada a ver com o atual presidente. Ele representa o período da ditadura de Getúlio Vargas, o nosso enredo conta do período de 1500 a 2018. A escola não pode responder por interpretações de terceiros. Leiam com atenção a letra do samba e vai ver onde ele se encaixa”.

Em nota assinada pela comissão de carnaval, o Águia também se posicionou:

Esclarecimento:

Algumas matérias estão sendo vinculadas com um título negativo para a escola, dizendo que estamos fazendo alusão ao novo presidente. Com relação a matérias do personagem do ensaio técnico “Hitler”, esclarecemos que em momento algum se refere ao Bolsonaro, pois não seríamos levianos em incluir alguém que acaba de assumir o cargo.

O nosso enredo marca a história de 1500 a 2018, até porque quando construímos o projeto ainda não sabíamos quem seria o presidente eleito, isso se deu em meados de 2018. Essa alusão tem foco direto ao governo ditador de Getúlio Vargas, que fez do Brasil uma ditadura, os paulistas que o digam! MMDC, Revolução de 32!

A Águia de Ouro, clama por paz e justiça !

Atenciosamente,

Comissão de Carnaval

Posicionamento via assessoria de imprensa:

Através da assessoria de imprensa, a escola se desculpou publicamente sobre a atitude, que de acordo com a agremiação, foi isolada de um componente que se aproveitou para promoção pessoal. De acordo com a assessoria, a diretoria do Águia de Ouro foi pega de surpresa e já tomou as medidas necessárias para que não aconteça mais.

Foto: Guilherme Ayupp/Site Carnavalesco

Botequim da SASP