Home > Escolas de Samba > Acadêmicos do Tucuruvi > “Anti-herói Brasil” é o enredo da Acadêmicos do Tucuruvi em 2026

“Anti-herói Brasil” é o enredo da Acadêmicos do Tucuruvi em 2026

#paratodosverem Casal de Mestre Sala e Porta-Bandeira da Acadêmicos do Tucuruvi em 2025 | Foto: Felipe Araújo/Liga-SP

Rumo ao carnaval de 2026, a Acadêmicos do Tucuruvi divulgou o seu enredo para o próximo desfile. A agremiação da Cantareira desfilará pelo grupo de acesso com o enredo “Anti-herói Brasil”, assinado pelo carnavalesco Nicolas Gonçalves e pelo enredista Cleiton Almeida. O tema pretende refletir sobre como o brasileiro tem uma forte conexão com a figura anti-heroica e com suas inadequações aos modelos ideais.

O enredo será uma celebração ao nosso povo que vive e luta em meio às contradições do país. Por meio de exemplos históricos, literários e cotidianos (como João Grilo, Macunaíma, mestres das ruas e trabalhadores subvalorizados), a agremiação mostrará que somos um país de heróis que não são os tradicionais, clássicos e superpoderosos; mas sim os que erram, caem, burlam e se esquivam. Heróis anônimos, frágeis e humanos, gerados pela informalidade.

– A Tucuruvi defenderá na Avenida que somos uma nação de anti-heróis que às vezes vencem, às vezes fracassam, mas que continuam lutando porque acreditam em seu propósito. Tendo como provocação a frase “seja marginal, seja herói”, do artista brasileiro Hélio Oiticica, a escola cantará a vida de quem se faz herói mesmo que às margens, nas ruas e periferias da cidade, sob o descaso e a violência da oficialidade. – Revela o carnavalesco Nicolas Gonçalves.

Em 2026, a Acadêmicos do Tucuruvi será a terceira escola a desfilar no domingo de carnaval, dia 15 de fevereiro, pelo grupo de acesso do carnaval paulistano. A escola pisará no Sambódromo do Anhembi em busca do seu retorno ao grupo especial em 2027.

Confira a logo oficial do enredo 2026:

Logo do enredo da Acadêmicos do Tucuruvi 2026
Logo do enredo da Acadêmicos do Tucuruvi 2026: “Anti-herói Brasil”
Botequim da SASP