Home > Escolas de Samba > Barroca Zona Sul > Carlinhos de Jesus fala sobre estreia no carnaval paulistano pela Barroca Zona Sul

Carlinhos de Jesus fala sobre estreia no carnaval paulistano pela Barroca Zona Sul

Spread the love

Por Gabriella Lopes
Foto: Felipe Araujo/Liga-SP

O coreógrafo carioca, Carlinhos de Jesus, tem mais de 30 anos dedicado à dança de salão e é conhecido por coreografar comissões de frente de grandes escolas cariocas, além de outros tantos projetos mundo afora. Em 2022, ele encara o desafio de, pela primeira vez, coreografar uma escola do carnaval de São Paulo. Em entrevista exclusiva para a SASP, ele contou um pouco sobre a experiência. O convite veio por meio de um dos carnavalescos da Barroca Zona Sul, Rodrigo Meiners, que sugeriu seu nome aos diretores da agremiação.

“Pelo enredo, ele achava que seria a minha cara fazer essa comissão. E, chegando lá, eu fiquei surpreso, porque não conhecia o carnaval de São Paulo e não conheço todas as escolas, mas fiquei encantado com as cores da escola, verde e rosa. E a conversa foi muito boa, gostei da energia do presidente Cebolinha e do diretor de carnaval, Marcão. A gente começou a conversar e eu já fui dando a ideia de como poderia ser a comissão, e já começamos a discutir sobre, foi uma empatia de imediato”.

Sobre a formação do elenco da comissão de frente, Carlinhos afirma que não houve dificuldade para montar a equipe. “Foram dois dias de audição e houve bastante procura. Quando fizemos já era dezembro, portanto São Paulo já estava liberado para fazer algumas atividades, então não tivemos dificuldade nenhuma de formar a equipe, que é excelente, estou muito feliz com a formação’, explica.

A sinergia entre o coreógrafo e o enredo

Esse ano, a Faculdade do Samba apresenta o enredo A evolução está na sua fé… Saravá Seu Zé!, desenvolvido pelos carnavalescos Rodrigo Meiners e Rogério Monteiro, que conta a história de Zé Pilintra, malandro boêmio cultuado como entidade nas religiões de matriz africana. Para o coreógrafo, o tema de enredo tem uma sinergia com seu trabalho, pois já apresentou no passado representações relacionadas à entidade, trazendo alguns movimentos da religiosidade, mas muito mais próximo do samba.

“Li a sinopse do enredo uma única vez, mas a ideia já estava traçada logo na primeira conversa que eu tive com a escola. Fazer um trabalho coreográfico representando Seu Zé Pelintra não é fácil, mas é prazeroso e inspirador. É uma personagem muito próxima da nossa realidade, dos nossos trejeitos e costumes. A religiosidade está muito próxima do samba, o sacro e o profano estão muito próximos. Gostei muito de desenvolver esse tema”, afirma. E ele complementa. “Depois dessa pandemia, foi algo que eu tive um prazer muito grande de fazer porque estava me divertindo com o samba e me abençoando com a religiosidade e a representatividade de Seu Zé. Foi muito legal e espero que na avenida as pessoas entendam esse discurso e a mensagem que queremos levar. “

O primeiro ensaio técnico de Carlinhos de Jesus no Anhembi

A escola fez seu primeiro ensaio técnico no dia 26 e retorna ao Anhembi no próximo sábado (9). E o primeiro treino foi, também, a primeira passagem de Carlinhos de Jesus pelo Polo Cultural, desejo que já vinha de outros carnavais. “Esse ensaio técnico do dia 26 foi muito emocionante pra mim. Eu venho acompanhando o carnaval de São Paulo e confesso que já tive vontade de estar aqui em outros anos e agora isso está se concretizando em uma escola que eu estou muito feliz”, diz.

“Minha relação com a diretoria e a comunidade é maravilhosa, temos uma energia muito boa. Foi muito emocionante ver o portão abrir e pisar com o pé direito. E foi excelente, o resultado foi muito positivo, 95% de acertos, de tudo aquilo que tínhamos preparado e ensaiado, e os reparos e as mudanças são muito poucas. Já estamos prontos para o desfile oficial”, complementa Carlinhos.

O coreógrafo aproveitou a oportunidade para agradecer a comunidade da Zona Sul. “Estamos no caminho certo. A energia dos nossos ensaios, tanto na quadra, quanto na avenida, a relação entre os segmentos, da diretoria com a escola é maravilhosa, então a gente está no caminho certo. Vamos com tudo que temos ensaiado e preparado até hoje, mas principalmente com essa alegria, que é uma característica da Barroca Zona Sul, que eu pude constatar e isso me motiva muito também. E gostaria de agradecer muito a receptividade da comunidade e o convite da direção da escola, do carnavalesco que muito me honrou, que muito me deixou feliz e vamos com tudo no dia do desfile para fazer um belíssimo carnaval”, finaliza.

A Barroca Zona Sul será a quinta escola a desfilar pelo Grupo Especial no dia 23 de abril.

Botequim da SASP