Por Antonio Júnior
Fotos: Felipe Araujo/Liga-SP
Acadêmicos do Tucuruvi, Mocidade Unida da Mooca, Independente Tricolor, Pérola Negra e Primeira da Cidade Líder ensaiaram na tarde/noite do último domingo (3), no Sambódromo do Anhembi, encerrando o penúltimo final de semana de treinos visando os desfiles de 2022. Sem a chuva dos dias anteriores, as escolas puderam se apresentar em um clima agradável no Polo Cultural e brindaram o público presente com boas apresentações.
Única representante do Grupo Especial a ensaiar na noite, o Acadêmicos do Tucuruvi manteve o bom nível apresentado em seu primeiro treino (realizado em 26 de março) e teve nos quesitos harmonia, bateria e mestre-sala e porta-bandeira os pontos de destaque. O canto da escola, a partir da boa apresentação da ala musical comandada por Leonardo Bessa, mostrou-se mais uma vez constante e bastante satisfatório. A comunidade do Zaca parece ter abraçado a obra, assinada por Diego Nicolau, Marcelo Chefia, Rodrigo Minuetto, Rodolfo Minuetto e Leonardo Bessa.
Comandada por mestre Serginho, a Bateria do Zaca fez uma apresentação de alto nível no Anhembi, sustentando o ritmo e o andamento da escola de forma muito competente na avenida. Ainda que tenham enfrentado bastante vento ao longo dos 530m de pista, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira do Tucuruvi, Luan e Waleska, se apresentou muito bem. O casal mostrou muita sincronia e boa utilização do espaço de pista, demonstrando muita segurança ao ostentar o pavilhão da escola da Zona Norte.
Com o enredo Carnavais… De lá pra cá, o que mudou? Daqui pra lá, o que será?, desenvolvido pelos carnavalescos Dione Leite e Fernando Dias, o Acadêmicos do Tucuruvi será a primeira agremiação a desfilar pelo Grupo Especial no dia 22 de abril.
Mocidade Unida da Mooca vai bem em seu treino único
No único treino agendado para esta temporada de ensaios técnicos, a Mocidade Unida da Mooca correspondeu às boas expectativas que cercam a escola e realizou um bom ensaio no Sambódromo do Anhembi. Com um contingente grande, a escola da Zona Leste apresentou um canto bastante intenso e contínuo, em especial com as alas de comunidade, que parecem estar totalmente em sintonia com a temática que a escola escolheu para seu próximo desfile. Vale destacar ainda as boas apresentações da comissão de frente, comandada por Nildo Jaffer, e do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Jefferson e Monalisa.
O módulo musical da escola foi, talvez, o ponto alto da apresentação da MUM. Gui Cruz, Clayton Reis e Ito Melodia mostraram boa sintonia e conduziram muito bem o samba-enredo, que teve rendimento bastante satisfatório na avenida. E, sem dúvidas, a bateria Chapa Quente, comandada por mestre Dennys, mostrou grande evolução em comparação ao último carnaval. Os ritmistas da Verde, Vermelho e Branco impuseram muito bem o ritmo ao ensaio da escola, mantendo a sustentação durante toda a avenida, com a pegada que o samba e o tema precisam.
Com o enredo Aruanda – O eterno retorno, desenvolvido pelo carnavalesco André Rodrigues, a MUM será a terceira escola a desfilar pelo Grupo de Acesso 1, no dia 21 de abril.
Ensaiando pela segunda vez na temporada, Pérola e Independente apresentam evolução em comparação ao primeiro treino
Diferentemente da MUM, que realizou apenas um ensaio técnico no Anhembi, Pérola Negra e Independente Tricolor foram ao sambódromo no domingo para o segundo ensaio geral visando os desfiles oficiais. Ainda na tarde de domingo, sendo agraciada com tempo bom e sol aparecendo, a Pérola fez seu segundo treino e apresentou melhora, em especial, com relação ao quesito harmonia.
A comunidade da Joia Rara do Samba cantou com um pouco mais de constância, o samba composto por Jairo Roizen, Daniel Collete, Thiago Sukata, Turko, Maradona, Rafa do Cavaco, Luan, Fabio Souza, Tubino Jadson, Claudinho e Meiners. Vale destacar ainda o bom trabalho desempenhado pelo intérprete Daniel Collete e sua ala musical, embalando o ensaio com qualidade e segurança.
Outro ponto positivo no treino da escola da Vila Madalena ficou por conta da bateria Swing da Madá. Comandada por mestre Fernando Neninho, os ritmistas impuseram um ritmo bem interessante, com bossas ousadas e em sequência, que colaboraram musicalmente para o ensaio da agremiação. Com o enredo O mergulho nos rios sagrados em busca da cura, do corpo e da alma, desenvolvido pelo carnavalesco Anselmo Brito, a Pérola será a última escola a desfilar pelo Grupo de Acesso 1, no dia 21 de abril.
Encerrando a noite de treinos no Sambódromo, a Independente também apresentou melhora em seu desempenho, em especial com relação ao canto de seus componentes. Embalados pela boa condução da dupla Rafael Pinah e Pê Santana (que retornou ao posto de intérprete oficial da escola nos últimos dias), a escola da torcida são-paulina cantou de forma ainda mais consistente e constante durante toda a pista, em comparação ao primeiro treino.
Vale destacar ainda os bons desempenhos da bateria Ritmo Forte, comandada pelo mestre Klemen Gioz, e do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da agremiação, Jefferson Antonio e Thais Paraguassu. Com o enredo Brava Gente! É hora de acordar, desenvolvido pelo carnavalesco Amauri Santos, a escola tricolor será a quarta a desfilar pelo Grupo de Acesso 1, no dia 21 de abril.
Cidade Líder mostra boas credenciais no módulo musical
Única escola do Grupo de Acesso 2 a ensaiar no Anhembi no último domingo, a Primeira da Cidade Líder fez um bom treino no Polo Cultural, com destaque para o módulo musical da escola. Com a experiência e entrosamento de André Ricardo e Luizinho, o carro de som da escola se apresentou muito bem, dando sustentação e qualidade ao samba composto por André Ricardo, Marrom Harmonia, Jô, Tchelo, Luizinho e Everton Coelho. A bateria, comandada por Mestre Alê, também fez boa apresentação, com boa sustentação de ritmo e convenções bem executadas.
Com o enredo Cordel Africano – Da Mãe-África para o nordeste brasileiro, a herança cultural de uma raça, desenvolvido pelos carnavalescos Ewerton Visotto e Rodolfo Santos, a Primeira da Cidade Líder será a quarta escola a desfilar pelo Grupo de Acesso 2, no dia 16 de abril.
Último final de semana de ensaios
O próximo final de semana será o último da temporada de ensaios técnicos no Anhembi visando os desfiles de 2022. Ao todo, 14 escolas realizam os ajustes finais no Anhembi e você confere toda a cobertura nas nossas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube – @saspcarnaval) e em sasp.com.br
Sexta-feira, 8 de abril
20h30 – Dom Bosco
21h45 – X-9 Paulistana
23h – Vai-Vai
Sábado, 9 de abril
16h45 – Imperador do Ipiranga
18h – Barroca Zona Sul
19h15 – Águia de Ouro
20h30 – Império de Casa Verde
21h45 – Mancha Verde
23h – Tom Maior
Domingo, 10 de abril
16h45 – Tradição Albertinense
18h – Colorado do Brás
19h15 – Dragões da Real
20h30 – Acadêmicos do Tatuapé
21h45 – Mocidade Alegre