Levando um grito de liberdade para a avenida, a Acadêmicos do Tucuruvi entrou na pista para seu primeiro ensaio técnico da temporada 2019 sonhando também com seu primeiro título no grupo Especial de São Paulo.
O grande destaque da escola foi a comissão de frente, comandada por André Oliveira. Com uma coreografia sincronizada e um elemento cenográfico representando um barco, a comissão mostrou a luta dos nativos brasileiros contra os colonizadores.
A bateria do Zaca, de Mestre Guma foi outro ponto forte do treino, com bossas ousadas e que levantaram o público presente nas arquibancadas do Anhembi. O segredo desse bom resultado é a continuidade do trabalho de Guma, que chega ao seu quinto carnaval na escola da Cantareira.
Com diversas alas coreografadas, a escola mostrou que se modernizou para o carnaval de 2019, trazendo teatralização e componentes caracterizados para a avenida, uma marca de Dione Leite, carnavalesco da escola.
A Tucurvi será a quarta agremiação a desfilar na primeira noite do grupo Especial, em 1/3, com o enredo Liberdade, o canto retumbante de um povo heroico.