Home > Carnavais > Carnaval 2018 > Compositores finalistas do Vai-Vai falam sobre a preparação para a grande final de domingo

Compositores finalistas do Vai-Vai falam sobre a preparação para a grande final de domingo

Spread the love

A Saracura estará em festa no próximo domingo, dia 1, com a grande final do concurso que irá definir o samba da Vai-Vai para o carnaval de 2018, ano em que a escola do povo homenageará o cantor e compositor baiano, Gilberto Gil, com o Sambar com Fé Eu Vou. 

OUÇA OS SAMBAS FINALISTAS

Quatro obras chegam a decisão sonhando com a vitória e para falar da expectativa das parcerias, a reportagem da SASP conversou com representantes dos finalistas, que explicaram o processo de criação do samba, junção dos compositores e o que estão preparando para a apresentação final. Confira abaixo:

“A parceria surgiu de um encontro de amigos, já que todos nos conhecemos no Vai-Vai mesmo, exceto o Thiago. que é do Rio de Janeiro. Ele eu conheci no meio do samba e acabou virando um filho pra todos nós. Hoje, somos uma família, não só a parceria, mas todos nossos músicos, cantores… E todos estão conosco desde a criação da nossa parceria. O samba foi feito via whatsapp e depois fizemos uma reunião pra finalizar e acertar os detalhes. Durante o processo, sempre pensamos em fazer um samba raiz, resgatar a essência do Vai-Vai, fazer um samba com a cara da escola, que faça com que o chão da escola volte a ter o brilho de outros carnavais.

Nossa expectativa é fazer uma grande apresentação, buscando sempre o melhor pra escola. Vamos manter o trabalho que vem sendo feito e se Deus quiser, coroar nosso trabalho com a vitória.” – Alexandre Gordão, representante do samba 5, formando por Alexandre Gordão, Ivo Farias, Sales, Thiago Meneirs e Claudio Jr.


“A parceria começou com conversas entre o Pedrinho, Daniel e Marcinho, que estavam juntos já no ano anterior. A motivação de fazer o samba veio para resgatar o que o Vai-Vai têm de melhor, sambas valentes com uma métrica e linha melódica característica da escola. Todos eles têm uma história muito forte dentro da escola, ano passado tive o prazer de cantar o samba deles e esee ano recebi um um convite para vir junto com eles e Anderson Bueno que também já concorria na escola .Eu trouxe para somar com o time meu pai, Edson Liz, e meus grandes amigos TucaMaia e Papum. Acima de tudo somos amigos admiradores do trabalho um do outro. Nos respeitamos e sabemos de nossa capacidade. Foi um casamento perfeito.

O processo de criação do samba graças a Deus foi muito tranquilo, por isso dizemos que fomos abençoados com esse samba. Foram agendadas reuniões na casa do Tuca, 4 ou 5 foram necessárias, estudamos a sinopse e definimos a linha melódica. Quando alguém não podia estar presencialmente, ia acompanhando via WhatsApp, onde também discutíamos alguns detalhes de letra e melodia nos dias pós reunião. Tudo foi fluindo muito naturalmente, e quando havia algum entrave, logo alguém surgia com uma idéia muito boa, uma sacada, um pensamento. Todos são fãs do trabalho de Gilberto Gil e respeitam, admiram imensamente o Vai-Vai, isso com certeza foi o fio condutor para que tudo fosse mágico.

A expectativa sempre é a melhor possível, com todo respeito aos concorrentes, temos certeza que fomos abençoados e que nosso samba representa tanto a tradição do Vai-Vai quanto a história linda, rica e maravilhosa do Gilberto Gil. É a história da herança negra do Brasil, uma louvação à Negritude e tudo que nos representa. Respeitamos a linha melódica e a pegada de macaco que o Vai-Vai têm. Vamos, antes de tudo, com muita FÉ, a palavra que nos moveu até aqui. Salve a Negritude, salve o Vai-Vai, aquele abraco Gilberto Gil. Sambar com fé eu vou. Saravá Seu 7!”Rodrigo Atração, representante do samba 7, formando por Pedrinho Vai-Vai, Daniel Almeida, Marcinho Z.Sul, Rodrigo Atração, Tuca Maia, Edson Liz, Anderson Bueno e Reinaldo Papum.


A parceira surgiu de encontros pelas escolas de samba de São Paulo, ora concorrendo ora passeando. Foi sendo criado um elo de amizade. Lembro que esse é quase o mesmo time vencedor da disputa do ano passado, que foi algo incrível e inesquecível, o povo do samba abraçou aquela obra de tal maneira, que nos motivou ainda mais para essa disputa.

Nossos encontros aconteciam em diversos lugares, ora nos reuníamos na minha casa, na do André Ricardo e também no palacete dos Gêmeos, lá na Cidade Líder, na Zona Leste. E com o cavaco na mão, vinha a inspiração e pau na máquina, fomos criando, moldando e trabalhando da melhor maneira possível para chegar a nossa obra, feita para essa imensa nação Vai-Vai e também para Gilberto Gil, a grande estrela do desfile de 2018. 

A expectativa nossa é contar com o apoio de toda a comunidade da Bela Vista, a qual dedicamos nosso trabalho. Estamos preparando uma grande apresentação para o domingo e contamos com o apoio de todos. Que a sorte possa estar conosco e boa sorte aos nosso amigos que estão com seus sambas concorrentes nesta final. Vamos na fé, que a fé não costuma faiá!” – Marcelo Casa Nossa, representante do samba 8, formando por Edegar Cirillo, Marcelo Casa Nossa, André Ricardo, Dema, Gui Cruz, Rodolfo Minuetto, Rodrigo Minuetto e Kz


A nossa parceria começou no ano passado, onde concorremos na própria Vai-Vai, com a co-autoria do Afonsinho BV, Danilo Alves, Marcelo Henrique e Marcelo Xango, mas infelizmente não obtivemos sucesso. Neste ano, esperamos um desfecho feliz pra gente!

Não tínhamos intenção de concorrer este ano, o ano passado foi muito desgastante psicologicamente e financeiramente. A dificuldade de conseguir patrocínio está cada vez pior, no entanto, um outro compositor me convidou para fazer, pois ele tinha um suposto patrocinador engatilhado e eu indiquei o Francis pra também fazer parte do time, porém não rolou, o patrocinador desistiu e o outro parceiro resolveu não fazer sem ele. A questão é que, compositor de samba-enredo quando não quer escrever, melhor nem ler o enredo, leu ferrou, porque parece que um bichinho começa a corroer por dentro da gente e quando você vê já começou a escrever, aí a gente não consegue parar no meio. Em fim resultado final foi satisfatório, então resolvemos participar, mesmo sabendo das dificuldades financeira que teríamos que enfrentar, mas graças a colaboração dos amigos, principalmente da família “BATE FUNDO” fomos levando as duras penas esta eliminatoria, e o esforço de todos foi recompensado, estamos na grande final.

A expectativa é que seja uma disputa dura, os quatro sambas são otimas obras e todos tem a mesma chance de sair vencedor, e que deus ilumine as cabeças dos jurados e que eles com imparcialidade e sabedoria possa realmente escolher o melhor pra escola“.- Naio Denay, representante do samba 10, formado por Naio Denay e Francis Gabriel.


Infelizmente, a equipe da SASP comunica que não transmitirá a final da Vai-Vai neste domingo através da Sintonia SASP. Em conversa com a assessoria de imprensa da agremiação, fomos informados que não teremos um local para nossa cabine ficar próxima ao palco, assim como fazemos em todas as agremiações, e isso nos inviabiliza de fazer a transmissão. Porém vocês poderão acompanhar a cobertura em tempo real na fan page da SASP no Facebook – www.facebook.com/saspcarnaval.

Botequim da SASP