Antigamente, era comum ver sambistas oriundos do carnaval carioca virem abrilhantar a folia carnavalesca de São Paulo. Entre muitos exemplos, temos o intérprete Vaguinho, mestre Jorjão, mestre Paulão, Quinho, Preto Joia, Wander Pires e tantos outros talentos que fizeram esse intercâmbio. Porém de alguns anos pra cá, está acontecendo o movimento contrário, com muitos sambistas de São Paulo, indo encantar o público na Marquês de Sapucaí. Tivemos Fredy Viana, Marlon Lamar, Celsinho Mody, Grazi Brasil, Alemão do Cavaco e agora, Jefferson Gomes, mestre-sala da Mocidade Unida da Mooca, que é o novo reforço da Acadêmicos de Vigário Geral, que desfilará pela Série A (grupo de Acesso) no carnaval 2020.
A SASP conversou com Jefferson, que falou sobre essa nova oportunidade em sua carreira. “Um sonho de menino que se realiza, pisar na Sapucaí é o desejo da maioria dos sambistas e em 2020 terei a oportunidade de realizar o meu sonho, incrível a receptividade mesmo que por redes sociais, recebi mensagens de pessoas que sempre admirei me desejando boa sorte e se colocando a disposição pra dividir conhecimento, acredito que chego com respeito e respaldo, agradeço ao meu amigo e presidente da Mooca, Rafael Falanga, que não só apoiou e é um dos maiores incentivadores desse meu sonho. Obrigado também presidente Elizabeth Cunha pela oportunidade de mostrar meu trabalho na Vigário, será lindo!”.
Os torcedores da MuM podem ficar tranquilos, já que os dias dos desfiles das duas agremiações não coincidem, assim, Jefferson seguirá fazendo par com Janny Moreno, que juntos defendem o pavilhão da Mooca, que desfilará pelo grupo de Acesso do carnaval de São Paulo.
Em 2019, a Acadêmicos de Vigário foi a campeã da Série B com o enredo Mwene Kongo – O Reino Europeu na África que se tornou Folclore no Brasil, assim conquistando a vaga para estrear no Acesso do carnaval do Rio de Janeiro.