Home > São Paulo > UESP > Acesso 1 Bairros > Confira os enredos do Acesso 1 de Bairros de 2026

Confira os enredos do Acesso 1 de Bairros de 2026

Alegoria do Cacique do Parque no desfile oficial em 2025. Foto de Daniel Amorim | UESP

Conheça agora os enredos que as escolas do grupo de Acesso 1 de Bairros da UESP vão apresentar em 2026. Os desfiles vão ser nos dias 15 e 16 de fevereiro, na Vila Esperança. A campeã e vice-campeã deste grupo, sobem ao grupo de Especial de Bairros, da UESP. 

Flor de Vila Dalila

A Flor de Vila Dalila leva para o Carnaval 2026 o enredo “Aqualtune – O protagonismo da mulher preta na história do Brasil”. A escola da Zona Leste mergulha na trajetória da princesa congolesa que, após ser escravizada e trazida ao Brasil, tornou-se uma das principais lideranças do Quilombo dos Palmares e avó do herói Zumbi. 

Logomarca do enredo Flor de Vila Dalila 2026. A escola desfila no Grupo de Acesso 1 de Bairros

União Independente da Zona Sul

Já a União Independente da Zona Sul vai apresentar em 2026 o enredo “Juninas no Samba – No Arraial da União, Um Cortejo de Festanças no Carnaval”. Celebrando as festividades juninas, que ocorrem no meio do ano. A escola unir o arraial e o carnaval e realizar um encontro do misticismo do São João com a euforia da folia. 

Logomarca do enredo da União Independente da Zona Sul 2026

União Imperial

Para o Carnaval 2026, a agremiação da Zona Leste, União Imperial, vai homenagear Esperança Garcia. Com o enredo “Iretí – Forjada na Luta da Pele Preta uma Carta para os Meus”, a escola vai contar a história da primeira advogada negra do Brasil, a mãe da guerra. Esperança Garcia foi símbolo de resistência e justiça, retratando em cartas ao governador da capitania do Piauí a maldade das senzalas e o sofrimento pelo distanciamento forçado da sua família. 

Logomarca do Enredo União Imperial 2026

Mocidade Robruense

Em 2026, a Mocidade Robruense entra na avenida com uma proposta provocadora e reflexiva, com o enredo “O Extraordinário Paraíso da Loucura”. Abrindo as portas da imaginação, a escola convida a mergulhar no lado mais provocador das histórias, onde a loucura vira resistência e a liberdade vira carnaval. 

Enredo Mocidade Robruense 2026

Tradição Albertinense

A Tradição Albertinense vai apresentar o enredo “Reconvexo”, música de Caetano Veloso e eternizada na voz de Maria Bethânia. Gravada em 1989, a canção celebra a identidade baiana, com a cultura e as raízes do Recôncavo Baiano, e a resistência cultural, em resposta a críticas que menosprezam a cultura brasileira.

Enredo Tradição Albertinense 2026

Unidos de Guaianases

Em 2026, a Unidos de Guaianases aposta na espiritualidade e no acolhimento para seu desfile, com o enredo “Vovó Cambinda”. A escola levará para a avenida a história e sabedoria desta entidade de luz, símbolo da força das Pretas Velhas, que dedicou sua existência à propagação do curandeirismo e à cura através das ervas e da fé no Brasil.

Enredo Unidos de Guaianases 2026

Cacique do Parque

Para o Carnaval 2026, Cacique do Parque traz como enredo “Aida, Canto Lírico pela Negra Liberdade”. Propondo uma fusão entre a ópera clássica de Giuseppe Verdi e a luta história pela liberdade no Brasil, utilizando a figura da princesa etíope Aida como fio condutor. A narrativa foca no resgate da cultura negra e na cosmologia iorubá, transformando o palco do samba em um cenário de resistência, onde o canto lírico torna-se um manifesto de resistência contra a opressão. 

Enredo Cacique do Parque 2026

União da Vila Albertina

A União da Vila Albertina vai embarcar em uma viagem ancestral e voltar na história, rumo à grandiosa terra do Ouro, Mali. Com o enredo “Mali, ‘Império Dourado’ da Mãe África”, a agremiação vai exaltar a força, organização, crenças, a cultura vibrante e os reis lendários do Império de Mali. 

Enredo União da Vila Albertina 2026

Império Lapeano

A Império Lapeano leva para a avenida o enredo “No Calendário da Nação o Brasil Celebra Dias de Luta, de Fé e de Alegria”. A escola da Vila Leopoldina propõe uma viagem pelas datas que moldam a identidade nacional, mostrando que o calendário brasileiro é muito mais do que números: é um registro vivo das batalhas, das devoções e da capacidade inabalável do povo em transformar resistência em festa.

Enredo Império Lapeano 2026

Império Real

Já a Império Real vai apresentar a jornada de Oxóssi, símbolo de resistência, sabedoria e harmonia com a natureza. O enredo “Oxóssi – Caçador de uma Flecha Só”, celebra a força ancestral, proteção das florestas e a fé que atravessou o tempo e a opressão. O orixá simboliza o equilíbrio, a inteligência e a busca por novos horizontes. 

Enredo Império Real 2026

Isso Memo

Com um enredo que é pura inspiração e resiliência, a Isso Memo leva para o Carnaval de 2026: “O Impossível é Possível. Isso Memo!”. Sob a visão do carnavalesco Carlos Marques, a agremiação propõe uma jornada lúdica e emocionante sobre a capacidade humana de desafiar os limites, superar obstáculos e transformar sonhos desacreditados em realidades concretas.

Enredo Isso Memo 2026

Prova de Fogo

Fechando os desfiles do grupo de Acesso 1 de Bairros, a Prova de Fogo vai encerrar com uma homenagem. O enredo, homenageando Tim Maia, finalizam os desfiles do grupo. A escola traz para a avenida toda a irreverência, genialidade e emoção que marcaram a trajetória do músico, contando toda a cronologia dos sucessos que atravessaram gerações. Tim Maia foi um ícone da música brasileira, foi o responsável por introduzir e consolidar o soul e o funk no cenário nacional. Tornando-se um movimento cultural em si, personificando a alegria, a dor e a liberdade da alma brasileira. 

Enredo Prova de Fogo 2026

Botequim da SASP