Home > Escolas de Samba > Acadêmicos de São Jorge > Confira os enredos do Especial de Bairros de 2026

Confira os enredos do Especial de Bairros de 2026

Diretora da Filhos da Santa no desfile oficial em 2025. Foto de Daniel Amorim | UESP

Conheça agora os enredos de 2026 das 12 escolas do grupo Especial de Bairros da UESP. Os desfiles vão ser nos dias 15 e 16 de fevereiro, no Butantã. A campeã e vice-campeã deste grupo, ascendem ao grupo de Acesso 2 da Liga-SP. 

Combinados de Sapopemba

Combinados de Sapopemba definiu o seu caminho para o próximo desfile: uma imersão na história milenar da Ilha de Marajó. Com um recorte artístico que promete liberdade poética, a agremiação levará para a avenida a resistência e a riqueza cultural dos povos que habitam a região há pelo menos 35 séculos.

Logomarca do enredo 2026 da Combinados do Sapopemba. A escola está no grupo Especial de Bairros UESP

Unidos de São Miguel

A Unidos de São Miguel promete um desfile de forte impacto emocional e visual para o Carnaval 2026, mergulhando nas raízes da identidade brasileira. Através do samba assinado por Thiago Melodiah, Xandinho Nocera e grande elenco, a agremiação levará para a avenida a saga do povo sagrado que, às margens do rio, enfrentou as dores da colonização sem abandonar sua essência.

Logomarca do enredo 2026 da Unidos de São Miguel.

Saudosa Maloca

Para 2026, a Saudosa Maloca pede licença aos povos originários e leva a força da lenda Ypuré, a mística protetora dos caminhos da tribo Maraguá, Filha de Anhangá e espírito guardião da Amazônia, Ypuré será retratada como a força que se levanta contra a cobiça de garimpeiros e biopiratas, utilizando mutações aterrorizantes, sedução e o domínio dos quatro elementos para punir aqueles que agridem a floresta.

Logomarca do enredo 2026 da Saudosa Maloca. A escola está no grupo Especial de Bairros da UESP

Brinco da Marquesa

Já o Brinco da Marquesa volta na história, retratando a evolução humana na perspectiva científica, desde os primórdios, passando por grandes invenções, como a da roda e da máquina de tear, e chegando à revolução industrial e aos tempos modernos. Exaltando grandes nomes como Louis Pasteur (cientista francês, famoso pela pasteurização) e Ignaz Semmelweis (médico húngaro, conhecido como um pioneiro dos procedimentos antissépticos). 

Logomarca do enredo 2026 da Brinco da Marquiesa

Leandro de Itaquera

Em 2026, a Leandro de Itaquera volta e relembra a sua história na avenida, celebrando sua jornada de superação e orgulho da sua comunidade. O desfile será uma retrospectiva, revisitando momentos emblemáticos e que transformaram a escola. Além de exaltar a trajetória do Leão, a apresentação representará uma conexão importante com as culturas afro-brasileiras e as forças da natureza. 

Logomarca do enredo 2026 da Leandro de Itaquera

Penha

Para o Carnaval 2026, a escola de samba Penha apresenta o enredo “No ritmo ancestral, a Penha é Ijexá!”, uma jornada vibrante que celebra as raízes e a espiritualidade da cultura afro-brasileira. Tecido com dedicação e amor pela arte, o desfile promete contagiar o público com a pulsação do toque de Ijexá, trazendo para a avenida a proteção e a força de divindades como Oxum e Oxalá.

Logomarca do enredo 2026 da Penha

Raízes do Samba

O Raízes do Samba levará para a avenida uma profunda reflexão sobre paz e justiça, sentimentos que acompanham a trajetória da vida humana. Através de uma abordagem espiritual e social, a escola exaltará dois grandes orixás que personificam esses valores: Oxalá, senhor da paz, e Xangô, o pai da justiça. A agremiação busca, com o poder do axé, transformar esses nobres sentimentos em um desfile que celebra a harmonia e o equilíbrio necessários para a sociedade.

Logomarca do enredo 2026 da Raízes do Samba

Lavapés Pirata Negro

Já a Lavapés Pirata Negro levará para a avenida uma homenagem aos 90 anos de Candeia, um dos maiores baluartes do samba e defensor fervoroso das raízes autênticas da cultura negra. O enredo “Candeia em seu Trono: Rei, Luz, Inspiração e Arte Negra na Rua” revisita a trajetória do mestre de Madureira, destacando sua atuação como líder do Manifesto ao Povo e sua luta contra a censura e o apagamento da identidade popular.

Logomarca do enredo 2026 da Lavapés Pirata Negro

Acadêmicos de São Jorge

Para 2026, a Acadêmicos de São Jorge exalta a figura de Njinga, a soberana primeira e rainha guerreira dos reinos de Ndongo e Matamba. A narrativa destaca sua trajetória como líder militar que combateu a ambição estrangeira em suas terras, tornando-se um símbolo imortal de luta contra a opressão e a “Mãe Preta de Angola”. 

Logomarca do enredo 2026 da Acadêmicos de São Jorge

Unidos de Santa Bárbara

Diretamente do Itaim Paulista, a Unidos de Santa Bárbara apresentará o enredo “Salve seu Zé! Saravá…”, uma homenagem à icônica entidade espiritual Zé Pilintra. Percorrendo pela trajetória da entidade, desde seu nascimento humano em Pernambuco até se tornar o protetor dos humildes e guia dos esquecidos na boemia carioca. Com reverência e axé, a escola exaltará a malandragem sagrada e a herança do Candomblé, celebrando o santo malandro como um símbolo de amor, caridade e resistência na memória da cultura popular brasileira.

Logomarca do enredo 2026 da Unidos de Santa Bárbara. A escola está no grupo Especial de Bairros da UESP

Unidos do Vale Encantado

Entre lendas e histórias, a Unidos do Vale Encantado convida o povo a viajar pela alma humana, explorando o limite onde fantasia e realidade se encontram. Percorrendo desde a Grécia Antiga, evocando as fábulas de Esopo e a energia das festas dionisíacas, até reflexões literárias sobre vaidade e alma, como a obra de Dorian Gray. Também abordará marcos da evolução humana, como o surgimento do dinheiro, as jornadas piratas e a força dos elementos naturais. 

Logomarca do enredo 2026 da Unidos do Vale Encantado

Filhos da Santa

A Filhos da Santa mergulha nas raízes do continente africano com o enredo “Soweto, símbolo da África de todos nós”. A agremiação levará para o Grupo Especial de Bairros, em 2026, uma narrativa que exalta a África do Sul, país marcado por uma trajetória intensa de lutas, controvérsias e reconstrução.

Logomarca do enredo 2026 da Filhos da Santa. A escola está no grupo Especial de Bairros da UESP

Botequim da SASP