Conheça agora os enredos de 2026 das 12 escolas do grupo Especial de Bairros da UESP. Os desfiles vão ser nos dias 15 e 16 de fevereiro, no Butantã. A campeã e vice-campeã deste grupo, ascendem ao grupo de Acesso 2 da Liga-SP.
Combinados de Sapopemba
Combinados de Sapopemba definiu o seu caminho para o próximo desfile: uma imersão na história milenar da Ilha de Marajó. Com um recorte artístico que promete liberdade poética, a agremiação levará para a avenida a resistência e a riqueza cultural dos povos que habitam a região há pelo menos 35 séculos.

Unidos de São Miguel
A Unidos de São Miguel promete um desfile de forte impacto emocional e visual para o Carnaval 2026, mergulhando nas raízes da identidade brasileira. Através do samba assinado por Thiago Melodiah, Xandinho Nocera e grande elenco, a agremiação levará para a avenida a saga do povo sagrado que, às margens do rio, enfrentou as dores da colonização sem abandonar sua essência.

Saudosa Maloca
Para 2026, a Saudosa Maloca pede licença aos povos originários e leva a força da lenda Ypuré, a mística protetora dos caminhos da tribo Maraguá, Filha de Anhangá e espírito guardião da Amazônia, Ypuré será retratada como a força que se levanta contra a cobiça de garimpeiros e biopiratas, utilizando mutações aterrorizantes, sedução e o domínio dos quatro elementos para punir aqueles que agridem a floresta.

Brinco da Marquesa
Já o Brinco da Marquesa volta na história, retratando a evolução humana na perspectiva científica, desde os primórdios, passando por grandes invenções, como a da roda e da máquina de tear, e chegando à revolução industrial e aos tempos modernos. Exaltando grandes nomes como Louis Pasteur (cientista francês, famoso pela pasteurização) e Ignaz Semmelweis (médico húngaro, conhecido como um pioneiro dos procedimentos antissépticos).

Leandro de Itaquera
Em 2026, a Leandro de Itaquera volta e relembra a sua história na avenida, celebrando sua jornada de superação e orgulho da sua comunidade. O desfile será uma retrospectiva, revisitando momentos emblemáticos e que transformaram a escola. Além de exaltar a trajetória do Leão, a apresentação representará uma conexão importante com as culturas afro-brasileiras e as forças da natureza.

Penha
Para o Carnaval 2026, a escola de samba Penha apresenta o enredo “No ritmo ancestral, a Penha é Ijexá!”, uma jornada vibrante que celebra as raízes e a espiritualidade da cultura afro-brasileira. Tecido com dedicação e amor pela arte, o desfile promete contagiar o público com a pulsação do toque de Ijexá, trazendo para a avenida a proteção e a força de divindades como Oxum e Oxalá.

Raízes do Samba
O Raízes do Samba levará para a avenida uma profunda reflexão sobre paz e justiça, sentimentos que acompanham a trajetória da vida humana. Através de uma abordagem espiritual e social, a escola exaltará dois grandes orixás que personificam esses valores: Oxalá, senhor da paz, e Xangô, o pai da justiça. A agremiação busca, com o poder do axé, transformar esses nobres sentimentos em um desfile que celebra a harmonia e o equilíbrio necessários para a sociedade.

Lavapés Pirata Negro
Já a Lavapés Pirata Negro levará para a avenida uma homenagem aos 90 anos de Candeia, um dos maiores baluartes do samba e defensor fervoroso das raízes autênticas da cultura negra. O enredo “Candeia em seu Trono: Rei, Luz, Inspiração e Arte Negra na Rua” revisita a trajetória do mestre de Madureira, destacando sua atuação como líder do Manifesto ao Povo e sua luta contra a censura e o apagamento da identidade popular.

Acadêmicos de São Jorge
Para 2026, a Acadêmicos de São Jorge exalta a figura de Njinga, a soberana primeira e rainha guerreira dos reinos de Ndongo e Matamba. A narrativa destaca sua trajetória como líder militar que combateu a ambição estrangeira em suas terras, tornando-se um símbolo imortal de luta contra a opressão e a “Mãe Preta de Angola”.

Unidos de Santa Bárbara
Diretamente do Itaim Paulista, a Unidos de Santa Bárbara apresentará o enredo “Salve seu Zé! Saravá…”, uma homenagem à icônica entidade espiritual Zé Pilintra. Percorrendo pela trajetória da entidade, desde seu nascimento humano em Pernambuco até se tornar o protetor dos humildes e guia dos esquecidos na boemia carioca. Com reverência e axé, a escola exaltará a malandragem sagrada e a herança do Candomblé, celebrando o santo malandro como um símbolo de amor, caridade e resistência na memória da cultura popular brasileira.

Unidos do Vale Encantado
Entre lendas e histórias, a Unidos do Vale Encantado convida o povo a viajar pela alma humana, explorando o limite onde fantasia e realidade se encontram. Percorrendo desde a Grécia Antiga, evocando as fábulas de Esopo e a energia das festas dionisíacas, até reflexões literárias sobre vaidade e alma, como a obra de Dorian Gray. Também abordará marcos da evolução humana, como o surgimento do dinheiro, as jornadas piratas e a força dos elementos naturais.

Filhos da Santa
A Filhos da Santa mergulha nas raízes do continente africano com o enredo “Soweto, símbolo da África de todos nós”. A agremiação levará para o Grupo Especial de Bairros, em 2026, uma narrativa que exalta a África do Sul, país marcado por uma trajetória intensa de lutas, controvérsias e reconstrução.
