Home > Carnavais > De 2000 à 2020 – SASP monta ranking de regularidade das escolas nas últimas duas décadas

De 2000 à 2020 – SASP monta ranking de regularidade das escolas nas últimas duas décadas

Spread the love

 

Desde 2009, a SASP divulga em seu portal o Ranking SASP, que pontua as escolas de samba por conta de suas colocações oficiais nos desfiles do Grupo Especial nos últimos cinco carnavais. O ranking não tem relação com entidades gestoras do carnaval, sendo apenas um instrumento de verificação da regularidade de cada agremiação dos desfiles mais recentes.

Para fazer essa avaliação em um universo maior de tempo, a SASP resolveu criar uma nova edição do ranking, a partir do carnaval de 2000, ano em que tivemos pela primeira vez 14 agremiações, divididas em duas noites de desfiles no Especial, até os dias atuais. Nesse período, 24 agremiações passaram pela primeira divisão da folia paulistana, sendo que 10 conquistaram títulos nessas duas décadas. Outra curiosidade é que apenas Mocidade Alegre e Rosas de Ouro participaram de todos os desfiles do Especial nesse período.

A pontuação seguiu o modelo que já utilizamos em nosso tradicional ranking, sendo que a campeã ganha 25 pontos, a décima segunda coloca ganha apenas 1 ponto e as rebaixadas não pontuam. Porém em 2004, 2005 e 2006, tivemos 16 agremiações no Especial, assim nesses casos, a décima terceira e décima quarta, também ganharam 1 ponto, exceto em 2006, que as quatros últimas colocadas foram rebaixadas, assim nenhuma delas pontuou. Confira a tabela de pontuação:

Outro fato que é preciso ser levado em consideração é a colocação das escolas no carnaval de 2000, quando não havia critério de desempante. Além do empate na primeira colocação, entre X-9 Paulistana e Vai-Vai, houve um empate triplo na terceira posição, com Rosas de Ouro, Nenê de Vila Matilde e Mocidade Alegre, assim todas receberam 17 pontos no ranking, pontuação equivalente ao terceiro lugar. Isso fez que a antepenúltima colocada, a Morro da Casa Verde, ficasse oficialmente na nona colocação, o que fez ela conquistar 5 pontos em nosso levantamento. Já as últimas colocadas desse carnaval, Tom Maior e Unidos do Peruche, que oficialmente ficaram na décima e décima primeira colocação, respectivamente, não pontuaram em nosso ranking.

Em 2001, também houve um empate na primeira colocação, com Vai-Vai e Nenê de Vila Matilde, mas para as demais colocações o critério de desempate valeu. As duas rebaixadas Imperador do Ipiranga e Pérola Negra, décima segunda e décima terceira colocadas no ano, não pontuaram. Outra curiosidade é o carnaval de 2003, quando a Liga optou por não rebaixar nenhuma escola. Mesmo não havendo descenso, nosso ranking não pontuou as duas última colocadas, que foram Unidos do Peruche e Barroca Zona Sul.

Finalizando nossas considerações para fechar o levantamento, em 2018, a Acadêmicos do Tucuruvi desfilou pelo grupo Especial, porém não foi julgada oficialmente, já que a escola perdeu grande parte de suas fantasias em um incêndio em seu ateliê, semanas antes do desfile oficial. Com isso, a entidade da zona norte não pontuou em 2018 em nosso ranking.

Nesses 21 carnavais, a Mocidade Alegre conquistou a primeira colocação no Ranking Especial da SASP, obtendo 373 pontos. Nesse período, a Morada do Samba conquistou seis títulos (2004, 2007, 2009, 2012, 2013 e 2014). A segunda colocação ficou com a Vai-Vai, com 303 pontos. Nesse período, a Escola do Povo conquistou os títulos de 2000, 2001, 2008, 2011 e 2015. Em terceiro lugar, vem a Rosas de Ouro, com 287 pontos e apenas 1 título conquistado, em 2010. O que ajudou a Roseira foi sua regularidade nas primeiras colocações nesse período, com quatro vices campeonato e cinco terceiros lugares. Confira abaixo as colocações das 24 agremiações que passaram pelo Especial no período:

O único empate em nosso ranking ficou entre Unidos do Peruche e Morro da Casa Verde, ambas com 8 pontos. Para desempatar, usamos o critério de quem mais desfilou no Especial nesses 21 carnavais. A Peruche esteve presente em 11 desfiles, já o Morro em apenas três, sendo que o último foi em 2002. Confira abaixo a pontuação completa:

Mais um vez ressaltamos que esse ranking especial dos últimos 21 carnavais não tem nenhuma relação com entidades gestoras do carnaval, sendo apenas um instrumento de verificação da regularidade de cada agremiação.

Botequim da SASP