Home > Carnavais > Carnaval 2022 > Editorial – O carnaval das escolas de samba está em risco de extinção!

Editorial – O carnaval das escolas de samba está em risco de extinção!

Spread the love

No últimos dias, o carnaval voltou aos holofotes da sociedade brasileira e como sempre, não para ser valorizado como uma das maiores manifestações culturais do mundo, mas sim para ser atacado por muitos que querem seu fim.

Sabemos que estamos em uma pandemia e o que mais importa é a saúde das pessoas, porém o possível cancelamento da folia de Momo (algumas cidades já cancelram), que acontecerá daqui a 50 dias, não é uma preocupação sanitária, é sim um ato de guerra contra nossa cultura. O que prova isso, é que nenhum grande evento foi cancelado neste momento, quando os números da covid estão aumentando.

Desde de seu nascimento, o samba sempre foi atacado pelos conservadores, que não aceitam que um movimento nascido nas periferias, feita por pretos e que deu voz aos seus lamentos, seja uma referência. Quantos sambistas sofreram ao longo desse um século de samba? Mas apesar disso, nunca deixaram de lutar e defender seus ideias, e é isso que precisamos fazer hoje: defender as escolas de samba, já que mais um ano sem desfiles, pode significar a extinção do nosso movimento, que já vem perdendo espaço ao longo dos anos.

Durante toda a pandemia, nosso setor foi um dos mais afetados com as medidas restritivas impostas, em um momento que se era a única opção para conter a covid. Foram quase dois anos de barracões e quadras fechadas, que só abriram para a realização de um incrível trabalho social que as agremiações fizeram para zelar por suas comunidades. Foram meses que milhares de famílias só tinham o que comer na mesa, por conta das ações promovidas pelas escolas de samba. Tirando pequenas reportagens da Rede Globo e a cobertura da mídia especializada, onde mais você viu um notícia sobre esse trabalho? Respondemos: não viu, pois ninguém mostrou.

Chegou o momento de dirigentes, componentes, trabalhadores e apaixonados pelas escolas de samba se unirem em prol da nossa festa. Não podemos sofrer esse ataque sem nos defender. Precisamos bater de frente com essa parte hipócrita da sociedade, que está aproveitando a pandemia para extinguir o nosso carnaval.

Nosso samba merece respeito!

Botequim da SASP