Home > Carnavais > Carnaval 2018 > Editorial – Uma cobertura histórica da SASP e um momento de reflexão!

Editorial – Uma cobertura histórica da SASP e um momento de reflexão!

Spread the love

Chegamos ao fim de mais um carnaval, no qual tivemos uma grande festa promovida pelas mais de 70 escolas de samba da cidade, que fizeram de tudo para levar um excelente espetáculo para o público, seja no Anhembi, Vila Esperança, Butantã ou São João. Sabemos das dificuldades, principalmente das agremiações dos grupos menores, já que há menos recursos, menos pessoas e menos visibilidade, mas com todas essas adversidades, São Paulo brindou os foliões com um grande espetáculo. Parabenizamos todas essas entidades!

A SASP como sempre, fez o seu papel de propagar a bandeira do carnaval paulistano para todo mundo e isso nos enche de orgulho. Nossa equipe começou a cobertura do carnaval 2018 em 06 de março de 2017, e não parou sequer um dia até hoje. Nesse período, foram 1.412 postagens em nosso site, entre notícias, fotos e vídeos, com uma audiência de 873.567 visitações do site nesse período, dando uma média de 80 mil visitantes por mês no sasp.com.br. Todo esse conteúdo foi acessado por pessoas em 1.819 cidades, espalhadas por 107 países. Sim, levamos o carnaval de São Paulo para 107 nações, em todos os continentes do planeta, isso é incrível!

Esses números refletem o pioneirismo e a ousadia da SASP em fazer uma cobertura de forma imparcial e com credibilidade. Um exemplo da nossa ousadia foram os comentários entre um ensaio técnico e outro, as famosas lives da SASP, que caíram nas graças do sambistas. Claro que não foram só elogios, já que ousar também vem seguido de cobranças e é claro, que fomos cobrados, já que forma honesta de falar o que entendíamos, sem ficar em cima do muro nas opiniões, deixou algumas pessoas enfurecidas, mas saberíamos que seria assim e não esmorecemos em nenhum momento. O sucesso das lives, chamadas oficialmente de Botequim da SASP, foi tanto, que o público pediu para que fossem feitas nos desfiles e assim fizemos, dando nossas impressões após cada apresentação das escolas dos grupos Especial e de Acesso, sempre de forma respeitosa e corajosa, já que mais uma vez, as comentaristas das SASP deram na cara pra bater.

Os números desses vídeos comprovam o que já citamos no texto: as lives caíram nas graças dos sambistas. Entre janeiro e fevereiro, os vídeos da SASP no Facebook foram assistidos 476.650 vezes. Fora a isso, outros números mostram que tivemos um grande sucesso em nossa cobertura de 2018. Nas redes sociais, chegamos a um alcance de 500 mil pessoas no Facebook, um envolvimento de quase 200 mil pessoas em nosso Instagram, apenas na última semana, e por fim, nossos vídeos tiveram cerca de 320 mil visualizações entre março e fevereiro. É muita coisa para um site que fala apenas sobre o carnaval das escolas de samba de São Paulo.

Apesar dos números nos darem muita força, eles infelizmente não trazem a viabilidade financeira para o projeto. Vale lembrar que toda a equipe da SASP, que atualmente conta com 28 guerreiros, trabalha de forma voluntária na cobertura do carnaval e ainda, tiram do próprio bolso para custear idas e vindas em busca da informação. Isso nos traz uma certa frustração, não porque queremos ganhar dinheiro com o portal, isso jamais passou pela nossa cabeça, pois todos aqui têm seus empregos e fazem isso pelo amor ao carnaval paulistano, mas temos que pagar as contas para manter toda essa estrutura ativa e infelizmente, essa conta já não está mais fechando. Para se ter uma noção, a cobertura dos desfiles 2018 só foi possível, pois alguns amigos se disponibilizaram a colocar a marca de sua empresa no portal, isso possibilitou nossa transmissão através da Sintonia SASP, que pelo quinto ano seguido, se fez presente nos desfiles do Especial e Acesso, além de cobrir as apurações da Liga e UESP. Agora vamos batalhar para buscar parceiros e fazer a festa de entrega do prêmio Estrela do Carnaval, que organizamos em parceria com o site Carnavalesco, do Rio de Janeiro. Ele chegou à sua terceira edição completa na cidade e já é um dos troféus mais cobiçados pelos sambistas paulistanos. Com essa festa, encerraremos oficialmente a cobertura do carnaval 2018.

A partir dai, não sabemos qual será da SASP. A direção de portal e sua equipe vão decidir juntos o futuro do site, quem em 16 de abril completará 18 anos. Vamos pensar se seguiremos com essa cobertura anual da folia paulistana, se faremos apenas coisas pontuais, como escolha de samba e desfiles, ou talvez deixar toda a parte de noticiário de lado e seguir apenas com o acervo, que atualmente está fora do ar, mas que nos próximos meses deverá voltar de foram repaginada. Ainda não sabemos o que fazer!

Já avisamos que não queremos ser taxados de coitadinhos, esse texto não tem o objetivo de levantar um clamor popular pela continuidade da SASP ou buscar algo financeiro com o nosso público, jamais pensamos nessa possibilidade. Porém fazemos uma cobertura de forma franca e não poderia ser diferente nessa situação, nosso público tem o direito de saber o que está acontecendo. Infelizmente essa crise ecoa nos demais veículos específicos de carnaval, que não são devidamente valorizados por anunciantes, gestores da folia e por um pequena parcela do público sambista, e também na imprensa em geral, já que cada vez menos a publicidade está investindo nos meios de comunicação.

Agradecemos demais todo apoio, carinho e audiência que tivemos na cobertura do carnaval 2018, aquela chuva de 10 que vimos na apuração vale também para vocês sambistas (esse 10 é o verdadeiro), os responsáveis diretos pelo carnaval de São Paulo está cada vez maior e com mais visibilidade. A SASP jamais acabará, porém repensaremos o que fazer!

 

Botequim da SASP