Home > #EspecialMestre > Especial Mestres: “Tem que estar muito preparado para sambar ao som do nosso ritmo”, afirmam Mestres do Vai-Vai.

Especial Mestres: “Tem que estar muito preparado para sambar ao som do nosso ritmo”, afirmam Mestres do Vai-Vai.

Spread the love

Demorou, mas o #EspecialMestres trouxe com a exclusividade a entrevista com a dupla de mestres da Escola de Samba Vai-Vai, Tadeu e Beto.

Mestre Tadeu está há 45 anos como principal responsável pela batucada da agremiação do bexiga. Antes do Vai-Vai, ainda na década de 70, Tadeu era ritmista da Lavapés.

“Primeiro lugar obrigado pela oportunidade da SASP. O encarregado de das criações da bateria é o Beto, que está de mestre junto comigo”, diz Tadeu.

Roberto Lopes, mais conhecido como Beto, começou na Flor de Liz em 1986. Passou pela Peruche em 1992, da bateria do Mestre Divino, tocando tamborim. Beto chegou no Vai-Vai através do próprio Mestre Tadeu. Além de exercer uma função no carnaval, Beto trabalha diretamente com a música. Percussionista, ele já passou pelo Grupo de pagode Pixote e atualmente trabalha com o rapper Happin Hood.

“Quando fui mandado embora do Pixote não pensei duas vezes e liguei para o presidente Neguitão, pedi uma oportunidade pra ajudar a bateria do Tadeu com novos arranjos e afinação. Eles aceitaram e mudei tudo, em 2015 veio o título e a nota 40”.

Num papo descontraído com a equipe da SASP, Mestre Tadeu revela o significado do nome da bateria: “Pegada de Macaco”

“Foi uma ideia do Zuza, na época diretor, junto comigo. Porque é uma bateria de batida forte, marcação firme, que ajuda a escola no desfile”

Beto complementa: “Ela se da também pela presença, nos anos 80, de pessoas fortes, com o físico avantajado, como se fosse King Kong mesmo” (risos).

A Bateria Pegada de Macaco tem a sua batida de caixa reta, com rufada. Todas as caixas são tocadas embaixo. Os surdos de terceira são livres, porém com uma base. Os desenhos, arranjos e bossas são criadas pelo Beto.

“Eu crio na garagem de casa, apresento para os músicos e ritmistas, depois colocamos em prática”, conclui Beto.

A batucada do Bexiga traz um andamento entre 150, porém gosta de trabalhar até 154. De instrumentos opcionais, eles trazem o agogô e timbau, devido à necessidade do enredo.

A diretoria é formada por: Kinu, Pitu, Wlad, Cíntia, Gilberto, e Thamara.

A escola de samba Vai-Vai será a 4° agremiação a desfilar no sábado, dia 10 de fevereiro, com o enredo: “Sambar com fé eu vou”, desenvolvido pelos carnavalescos Alexandre Louzada, Chico Spinoza, Delmo Morares e Júnior. Schall.

“Para esse carnaval de 2018 podem esperar uma bateria muito bem preparada e muito bem ensaiada”, afirma Mestre Tadeu.

“Estamos ensaiando desde Junho, debaixo de chuva pra mostrar em 65 minutos muito amor, dedicação e respeito pra vocês jornalistas. Ao público em geral, sem palavras, extraordinários. Esperem o setor da bateria no desfile da Vai-Vai, tem que estar muito preparado pra sambar ao nosso ritmo”, promete Mestre Beto.

Botequim da SASP