A decisão dos governos estadual e municipal de São Paulo de acabar com a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre vai mudar também o protocolo para as escolas de samba nos desfiles no Anhembi, que acontecerão nos dias 22 e 23 de abril.
O protocolo sanitário da prefeitura exigia o uso de máscara para quem vai desfilar e para o público, além do passaporte da vacina para o público e as agremiações e a redução do número de componente por escola.
As restrições fizeram até mesmo com que o quesito “harmonia” fosse retirado do julgamento do Carnaval 2022, já que avalia se os componentes cantam o samba-enredo, o que ficava impossibilitado.
Com a flexibilização, as regras terão de ser atualizadas. O quesito harmonia poderá retornar, visto que o curso técnico de jurados organizado pela LIGA-SP já incorporam também o quesito harmonia. Já a UESP, terá debate durante essa semana.
Não existe mais restrição de ocupação em eventos, que eram limitados a 75%, mas agora poderão funcionar com a capacidade total. Ou seja, o Anhembi poderá receber 100% de capacidade o que ajuda na captação de receita por meio de ingressos.
Procurados, a Secretaria Municipal da Saúde e o secretário Edson Aparecido afirmaram que seguirão as diretrizes do governo do estado, que desobriga o uso de máscara em ambientes abertos, como o sambódromo do Anhembi e Autódromo de Interlagos pelos desfiles da UESP.
Crédito da foto: Reprodução/TV Globo