Após os ensaios da Águia de Ouro e da Unidos de Vila Maria, o Anhembi se pintou de vermelho e amarela para receber a Tom Maior. Dessa vez sem chuva, a escola manteve o bom nível apresentado no primeiro ensaio técnico, realizado em 20 de janeiro. A escola voltou a ter em Bruno Ribas e sua ala musical, a bateria Tom 30 e a força do samba seus principais pontos no ensaio. Neste segundo ensaio, o contingente da escola impressionou e deve ter chegado muito próximo ao que a agremiação levará para a Avenida no dia do desfile oficial.
A presidente da Tom Maior, Luciana Silva, conversou com a equipe do site CARNAVALESCO, parceiro da SASP na cobertura da folia paulistana, após o ensaio e fez uma avaliação do que sentiu da escola. “Gostei do que vi da Tom Maior hoje. Acho que tudo é um desenvolvimento. O ensaio técnico é para isso, acertar o que erra e acho que a gente teve uma pequena melhora com relação ao primeiro ensaio. Tenho certeza que o terceiro ensaio será ainda melhor e conto com a minha comunidade para isso “.
Harmonia e Evolução talvez tenha sido, entre os quesitos possíveis de se avaliar em um ensaio técnicos, os que a Tom Maior possa ter maior atenção para o dia do desfile oficial. A escola voltou, ainda que em menor escala, a apresentar alguns problemas em evolução e pode melhorar o canto da escola, especialmente no último setor.
Assim como no primeiro ensaio técnico, a escola teve um começo bastante forte com relação ao canto. Porém, nas últimas alas, foi possível observar uma diferença com relação à força do canto. Com os ensaios de quadra e mais um ensaio técnico no Sambódromo, a tendência é que a escola consiga ajustar isso. O samba teve um desempenho bastante satisfatório. Considerado por público e crítica como um dos melhores da safra, a obra foi, mais uma vez, muito bem interpretada por Bruno Ribas e seus intérpretes de apoio. Destaque ainda para as cordas de Rafa do Cavaco, um dos compositores do samba e diretor musical da Tom.
Novamente utilizando a estrutura do elemento alegórico que será utilizado no dia do desfile oficial, o quesito arrancou aplausos do público presente. Comandada por Robson Bernardino, a comissão apresentou trechos do que parecia ser a coreografia oficial e aproveitou para marcar o espaço e os passos na Avenida. Jairo e Simone, primeiro casal da escola, como de costume, fizeram uma apresentação bem próxima da ideal para uma boa nota no desfile. Ainda que não tenha utilizado a coreografia oficial, o experiente casal fez bonito, mostrando muita sincronia nos movimentos e leveza no bailado.
A evolução talvez seja o principal ponto a ser melhorado na Tom. A escola ainda apresenta alguns espaçamentos entre alas e no meio das mesmas, que podem ser consertados até o desfile. Neste segundo ensaio, houve melhora, porém, ainda é possível conseguir mais.
O intérprete Bruno Ribas conversou com a reportagem da SASP no final do desfile e também fez sua avaliação sobre o segundo treino da escola. “Os pontos positivos são o canto da escola, que melhorou muito em relação ao primeiro, e a empolgação dos componentes da escola, desfilamos mais soltos, brincando e curtindo esse samba maravilhoso. O primeiro ensaio serviu para conhecermos as falhas da escola na avenida. Já neste, corrigimos essas falhas e vimos pontos que precisaremos acertar para o próximo treino. Creio que já estamos com 85% do necessário para fazer um grande desfile e no último ensaio vamos vir aqui tudo certo para que façamos um grande desfile no dia 24”, explicou o cantor.
De volta ao Grupo Especial após um ano no Acesso, a Tom Maior será a primeira escola a desfilar na sexta-feira de carnaval, no Sambódromo do Anhembi. O carnavalesco Cláudio Cavalcante, o Cebola, é o responsável pelo enredo Elba Ramalho canta em oração, o folclore do nordeste. Toque sanfoneiro, forró, frevo e xaxado.
Com informações do Site Carnavalesco