O Grupo Globo realizou, na tarde desta quinta-feira (20), no Rio de Janeiro, uma coletiva de imprensa para o lançamento do Carnaval Globeleza 2025 e apresentar a equipe responsável pelas transmissões dos carnavais paulista e carioca. A emissora se prepara para uma ampla cobertura do evento, a maior festa popular do país e um símbolo da cultura nacional. A TV Globo, Globoplay, Multishow, GNT, GloboNews, G1, Gshow e Receitas exibirão a grandiosidade do espetáculo na avenida, a criatividade da folia nas ruas e as mais diversas expressões culturais espalhadas pelos quatro cantos do Brasil.
A transmissão do Carnaval de São Paulo na Globo, acontecerá nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, sob o comando de Everaldo Marques e Valéria Almeida, que estreiam na função ao lado do especialista Milton Cunha. Os comentários ficarão por conta de Judson Sales, que também assume esse papel pela primeira vez na TV Globo. Aílton Graça completará o time e abrirá as transmissões diretamente da concentração no Sambódromo do Anhembi. Ao longo da avenida, o apresentador do Hora 1, Roberto Kovalick, e os repórteres Tiago Eltz, Ana Paula Campos, Fernanda Carvalho e Rômulo D’Ávila acompanharão, quesito a quesito, a apresentação das 14 escolas paulistas do Grupo Especial.
“Pelo que vimos na preparação, nas visitas aos barracões, este será um Carnaval de alto nível. Nos preparamos da melhor forma possível para contar essas histórias na avenida e levar tudo para quem está em casa. O que está na cabeça dos carnavalescos, coreógrafos e mestres de bateria promete ser grandioso. As escolas de São Paulo capricharam bastante”, afirmou Everaldo Marques.
Valéria Almeida também compartilhou sua expectativa para a estreia: “Estou me sentindo extremamente honrada e privilegiada por apresentar o Carnaval de São Paulo. Desde pequena, minha família sempre fez questão de me mostrar que o Carnaval é fruto da cultura negra. Assistir a um desfile é o ápice da felicidade e um exemplo de como, quando queremos fazer algo unidos, conseguimos. São pessoas que não se conhecem, mas se misturam. Ser abraçada pelo povo do Carnaval é algo que está em outra dimensão. É um presente muito ancestral. Foi lindo viver esse período de preparação, indo aos ensaios técnicos e recebendo tanto carinho. Quero levar essa energia para a transmissão”.
O ex-diretor de carnaval da Tom Maior e pesquisador do carnaval, Judson Sales, também é um dos estreantes nessa cobertura. Ele falou o que esperar da disputa em 2025. “Até pela história recente do Carnaval de São Paulo, o nível de competitividade das escolas é extremamente alto. Nas apurações as diferenças são sempre na casa de um, dois décimos, e isso se dá porque as escolas foram amadurecendo esses processos de criação. Eles foram entendendo o que eles precisam fazer e isso elevou o nível. Os detalhes, os acabamentos e o capricho que está sendo feito mostram que também está rolando um amadurecimento grande dos enredos em São Paulo. Tenho certeza de que nós vamos trazer na transmissão um grande mosaico de grandes histórias”.
O comentarista Milton Cunha, anunciado como embaixador do Carnaval Globeleza, estará presente tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro. “Vou participar das transmissões dos desfiles do Rio e de São Paulo. Isso me dá um lugar privilegiado para presenciar a grandeza cultural das comunidades e como elas criaram enredos fabulosos sobre os mais diversos temas. Além disso, poderei encontrar pontos de interseção entre Anhembi e Sapucaí, bem como suas diferenças. Acho que vai ser o máximo!”, declarou.
O público também poderá entrar na folia através do Globoplay, que disponibilizará todos os conteúdos gratuitamente. Os desfiles das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro terão sinal aberto da TV Globo na plataforma. Já o Desfile das Campeãs do Rio de Janeiro, que acontece no sábado (8 de março) e será transmitido pelo Multishow, também estará disponível no Globoplay, mesmo para não assinantes.
O Carnaval Globeleza 2025 conta com quatro marcas patrocinadoras da transmissão nacional da folia: Ambev (com cotas para Brahma e Guaraná Antarctica), Superbet e Comfort, esta última em um modelo desenhado especialmente para a transmissão do desfile das escolas de samba do Carnaval de São Paulo. Os anunciantes estarão presentes nas transmissões dos desfiles nos sambódromos, na cobertura das festas de rua pelo país com o “Glô na Rua” e no Desfile das Campeãs do Carnaval, incluindo o show de abertura da folia, em um ecossistema que envolve TV Globo, Multishow, Globoplay e portais como G1 e Receitas.com.
Além disso, a cobertura contemplará formatos em mídia programática com o GAMA, além de conteúdos exclusivos em redes sociais, com parcerias junto a criadores por meio da ViU. Já o programa “Carnaval da Sabrina” conta com o apoio da Galderma (com as marcas Sculptra e Restylane) e da farmacêutica Bayer (com Redoxon e Gino-Canesten).