A Liga Independente das Escolas de Samba (LIGA-SP) divulgou as justificativas do carnaval 2020 e um tema que desde a apuração causou repercussão nas redes sociais, enfim, foi esclarecido: as justificativas dos julgadores para as notas atribuídas ao Vai-Vai no quesito Alegoria. Diversas reclamações foram observadas na web após a apuração e a equipe SASP detalha quais foram as observações feitas pelos julgadores sobre o quesito.
O Vai-Vai gabaritou o quesito, recebendo quatro notas 10. As notas foram atribuídas pelos julgadores Marcelo Martins (na torre 2), Yara Claro (4), Inês Yuriko (7) e Laís Blanco (9). Dos quatro julgadores, três apontaram ocorrências de falhas leves no ponto de balizamento “acabamento” do quesito, o que não seria suficiente para despontuar a agremiação.
O jurado da torre 2 destacou que não observou nenhuma ocorrências nos itens de balizamento “execução”, “realização” e “acabamento” nos carros alegóricos e elementos cenográficos. Ele sinalizou apenas um “pequeno problema na junção da baqueta do macaco” no terceiro carro, registrado aos 29 minutos de desfile.
A jurada da torre 9 também apontou apenas uma falha leve de acabamento. De acordo com a julgadora, o elemento cenográfico de apoio ao grupo de performance tinha “duas fitas soltas que conectam o centro da estrutura às composições”. Foi destacada uma ocorrência leve, o que pelo manual não caberia despontuação.
A jurada da torre 4, porém, apontou em sua justificativa duas ocorrências de falhas leves de acabamento – o que, de acordo com o manual do julgador, caberia desconto de um décimo (que não foi aplicado). A julgadora descreveu falhas leves no primeiro carro (“descolou um pedaço do painel traseiro Av. São João”) aos 26 minutos e no segundo elemento cenográfico (“piso com mal acabamento – manchado – com partes desgastadas). E no final da justificativa determinou que, com os dois pontos de ocorrência destacados, não despontuaria o balizamento “acabamento”.
Manual só despontua a partir de duas ocorrências em acabamento
De acordo com o Manual do Julgador, divulgado semanas antes do desfile, os descontos de pontuações das escolas no balizamento “Acabamento” só devem ser considerados a partir de duas falhas encontradas. Há uma tabela no documento, que faz a divisão:
- 2 a 6 pontos de ocorrência (perda de 0,1)
- 7 a 10 pontos de ocorrência (0,2)
- 11 a 15 pontos de ocorrência (0,3)
- 16 pontos de ocorrência ou mais (0,4)
Entenda como é avaliado o quesito Alegoria
Ainda que o Vai-Vai fosse despontuado pela jurada da torre 4, teria o 9.9 descartado e garantiria os 270 pontos da mesma forma. A escola do Bixiga foi a campeã do Grupo de Acesso 1 e ao lado do Acadêmicos do Tucuruvi subiu para o próximo Grupo Especial do carnaval paulistano.