Home > Carnavais > Carnaval 2017 > Laroyê! Vai-Vai encerra calendário de ensaios técnicos com o axé de mãe Menininha do Gantois

Laroyê! Vai-Vai encerra calendário de ensaios técnicos com o axé de mãe Menininha do Gantois

Spread the love

O Vai-Vai é uma das maiores escolas de samba de São Paulo. Isso já gera um favoritismo em todos os desfiles. Porém, esse ano há um algo a mais. O carnaval é a maior festa cultural do nosso país, onde a religiosidade está presente o tempo todo. No Vai-Vai é ainda mais forte. A negritude faz parte de sua história, e quando exaltada, os componentes cantam ainda mais. Para 2017, a escola do Bixiga pretende transformar o Anhembi num grande xirê. O enredo será uma homenagem a uma das maiores Ialorixás do Brasil: Mãe Menininha do Gantois. E na noite dessa sexta-feira, o que o público que lotava as arquibancadas viu, foi um espetáculo de toda comunidade.

ensaio_vai_vai_17022017-1O início do ensaio já foi diferente de todos os outros 61 que passaram durante essa temporada. Como era a última a ensaiar, o Vai-Vai ousou. Fez um cortejo invertido na passarela, onde suas baianas vieram da dispersão, ao lado do Babalorixá, e o presidente Neguitão, de encontro aos componentes da escola na concentração. Alguns ritmistas aguardavam tocando atabaques.

– Subimos ao contrário na avenida, começou faz tempo. Queríamos chegar mais rápido na concentração e como nosso barracão é perto da dispersão fizemos isso. Acabou virando um ritual. Já que virou um ritual e estamos falando de candomblé, que é uma religião muito ritualística, nada como fechar esse último ensaio com as baianas, que tem tanta representatividade na religião e no carnaval, com nosso zelador maior Pai Francisco. Estamos fechando não só a temporada de ensaios do Vai-Vai, mas também do carnaval de SP. Quisemos premiar o público presente com um pouco mais de espetáculo, e conseguimos – explicou Lourival de Almeida, diretor geral da agremiação.

Depois da purificação da passarela, o presidente Neguitão tomou a palavra e discursou para os milhares de torcedores presentes. Em sua fala, explicou que o enredo é fruto de um sonho.

– Obrigado a todos que estão na arquibancada, nós somos movidos pela energia de vocês. O Vai-Vai precisa do povo. Tudo começou num sonho, e nesse sonho foi dito o seguinte: “Venha transformar a passarela na sua grande casa. O Ilê Iyá Omin Axé Iyamassê, em louvação ao respeito. Abra a roda e faça um terreiro em pleno palco do Anhembi, onde a nossa fé se manifesta. Onde o Vai-Vai faz a festa”. É o xirê das divindades, no esplendor da sua beleza. Com a força da mãe natureza, hoje o Gantois é aqui – exclamou em alto e bom som.

Em seguida, Grazzi Brasil e Wander Pires iniciaram o samba eleito pelo júri do site CARNAVALESCO e também pela enquete popular da SASP, como o melhor do Grupo Especial de São Paulo para 2017.

Samba-enredo

Uma poesia. Se a intenção da diretoria e comissão de carnaval era exaltar os Orixás, os compositores conseguiram de forma magistral. A letra tem seus pontos fortes, e conta com um dos melhores refrões do carnaval brasileiro. Cientes disso, os componentes deram o máximo de si e cantaram muito. Com uma segunda harmônica e melodiosa que complementa a parte inicial, o Vai-Vai tem todas possibilidades de garantir nota máxima neste quesito. Wander Pires, que vive um de seus grandes momentos no carnaval, soltou a voz no ensaio, não deixando a qualidade musical de lado hora nenhuma.

– Nossa comunidade está de parabéns. O ensaio teve garra e será nessa pegada que vamos vir para buscar o título. A cada ensaio o samba cresce um pouco mais e até o desfile estará do jeito certo – afirmou Dema, um dos compositores.

Mestre-sala e Porta-bandeira

ensaio_vai_vai_17022017-19O casal Pingo e Paulinha passou bem no ensaio técnico. Com a roupa do último desfile ambos tiveram boa condução do pavilhão. O que merece ser destacado é que apesar do samba fazer menção a diversos orixás durante todo o tempo, o casal não faz alusão a nenhum durante a sua dança. Se isso se mantiver no dia do desfile, pode ser um ponto alto e diferencial. Tendo em vista que a maioria dos casais – tanto Rio, quanto São Paulo – ao se deparar com enredos afros já introduzem alguma dança do tipo em sua coreografia.

Comissão de frente

Responsável por abrir os caminhos da escola, a comissão vem grande e ocupa um longo espaço na avenida. Pelo que foi mostrado no ensaio será a criação do universo segundo o candomblé. E durante a apresentação, há um cortejo à Oxum, orixá da homenageada do desfile.

ensaio_vai_vai_17022017-8Harmonia

Como é de costume em seus ensaios, os componentes do Bixiga cantaram muito. Com uma pérola nas mãos, a responsabilidade fica com a comunidade de cantar forte e reconquistar as notas 10 no quesito.

– Acho que agora estamos prontos para entrar na avenida. A gente esperava fazer um ensaio com essa vibração e energia. O Vai-Vai é movido a vibração de seus componentes e simpatizantes, acredito que tecnicamente também a escola foi muito bem. Semana que vem, se a gente repetir essa técnica aliada a todo o visual que estamos trazendo nós vamos fazer um carnaval agradável – resumiu Neguitão.

Evolução

ensaio_vai_vai_17022017-30A preocupação de todos era preencher com perfeição todo o espaço da passarela não deixando buracos ou espaços para que os jurados possam tirar pontos. Ao longo de todo o ensaio houve bastante sintonia entre desfilantes e torcedores. Lotando todas as arquibancadas, a torcida cantou muito forte.

– A gente sempre acha que tem algo pra melhorar. Mas acho que foi uma noite mágica. Sob vários aspectos a noite foi importante. acho que o Vai-Vai definitivamente mudou um pouco o patamar dos ensaios técnicos em São Paulo. É sempre casa cheia, e um tumulto muito grande ao redor. Tecnicamente na pista a gente vem avançando. Do primeiro pro segundo melhoramos muito, acho que do segundo pro terceiro foram menos avanços. Mas a escola está pronta, falta vestir a fantasia e vamos provocar essa catarse que estamos provocando ao longo do ano. Quando conseguimos tocar as pessoas nos emocionamos ainda mais, estamos no caminho certo. Ainda temos 3 ensaios pra fazer os últimos ajustes – afirmou o diretor geral da escola, Lourival de Almeida.

Quinta escola a desfilar, o Vai-Vai está em busca do seu 16º título. Com uma comissão de carnaval composta por Alexandre Louzada, Junior Schall e André Marins, a preto e branco leva o enredo ‘No Xirê do Anhembi, a Oxum mais bonita surgiu… Menininha, mãe da Bahia – Ialorixá do Brasil’.

Por – Vinicius Vasconcelos – Site Carnavalesco

Botequim da SASP