A Liga Independente das Escolas de Samba (LIGA-SP) realiza neste domingo (31), a partir das 13h, uma Live Solidária com suas filiadas, que será exibida nos canais de mídias sociais da entidade . A equipe da SASP procurou a organizadora do carnaval paulistano para entender quais as medidas de segurança estão sendo tomadas para a realização do evento, que será realizado no barracão da Águia de Ouro na Fábrica do Samba, na Barra Funda.
Procurada, a assessoria da entidade informou que diversas medidas estão sendo tomadas para evitar a contaminação dos participantes por Covid-19 neste momento de preocupação com o contágio. A Liga montou um time de músicos (ritmistas, instrumentos de corda e coral) que fará a base para as apresentações de todas as agremiações. Sendo assim, as escolas deverão levar apenas o intérprete oficial, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira e o mestre de bateria.
A entidade informou que foi acordado com as escolas que esses integrantes deverão chegar meia hora antes de suas respectivas apresentações e aguardar em seus automóveis o momento do show. Após as apresentações, os sambistas terão que deixar as dependências da Fábrica do Samba, assim evitando aglomeração.
Também haverá produtos para higienização das mãos, equipamentos e microfones que serão usados durante a live. A Liga informou que foi contratada um empresa terceirizada, que fará a limpeza do barracão da Águia de Ouro no sábado, durante a montagem, e também no domingo, dia do evento. O processo também acontecerá nos automóveis dos sambistas.
Outra medida será a vaporização da Fábrica do Samba e das ruas do entorno do local. Isso será feito por uma rede de farmácias parceira da Liga, que também medirá a temperatura de todos envolvidos na live, que tem como objetivo de arrecadar alimentos para famílias afetadas pela pandemia do Covid-19.
Por fim, a LIGA recomendou as agremiações que pessoas com algum tipo de sintoma relacionado a doença ou até mesmo uma gripe comum, para que não compareça ao evento.
MUM não participa do evento
Mais cedo, a diretoria da Mocidade Unida da Mooca divulgou uma nota em suas redes sociais que não irá participar do evento, por precaução aos integrantes e seus respectivos familiares. Questionada pela reportagem, a assessoria da LIGA-SP afirmou que a entidade respeita a decisão da MUM e não irá se posicionar oficialmente sobre a ausência.