Home > Carnavais > Carnaval 2021 > Mocidade confirma enredo sobre a sambista Clementina de Jesus

Mocidade confirma enredo sobre a sambista Clementina de Jesus

Spread the love

Depois de muito suspense, a Mocidade Alegre lançou em suas redes sociais o enredo para o carnaval 2021. A Morada do Samba irá homenagear a sambista Clementina de Jesus e o enredo será desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira.

Dona de uma voz inconfundível, potente e ancestral, Clementina de Jesus foi a síntese do Brasil, expressão de um país de forte herança africana e de singular formação religiosa. Conhecida como Rainha Quelé, carregava consigo os banzos de seus ancestrais, transformados em cantos, encantos e segredos nos jongos, no partido-alto e nas curimbas que cantava. Diferentemente das conhecidas e famosas “divas do rádio” que brilharam na primeira metade do século XX, a cantora negra tinha um timbre de voz grave, mas com grande extensão e um repertório de músicas afro-brasileiras tradicionais.

A carreira profissional de Clementina de Jesus como cantora começou aos 63 anos, depois que o produtor e compositor Herminio Bello de Carvalho a encontrou na festa da Penha em 1963, quando ela cantava na Taberna da Glória. Hermínio ficou fascinado pela sambista e quando a reencontrou, na inauguração do restaurante Zicartola, passou a ensaia-la em sua casa, preparando-a para o espetáculo Rosa de Ouro, show que a consagraria.

Ao todo a cantora gravou 13 LPs entre álbuns solos e participações em álbuns coletivos, com destaque para o disco O Canto dos Escravos, composto de vissungos de escravos da região de Diamantina, recolhidos por Aires da Mata Machado. Unanimidade entre a crítica, Clementina foi louvada como elo entre África e Brasil, tendo sido reverenciada por grandes nomes da música brasileira, como Elis Regina, João Nogueira, Clara Nunes, Caetano Veloso, Maria Bethânia e João Bosco. Clementina faleceu vítima de derrame em Inhaúma, Rio de Janeiro, no ano de 1987, aos 86 anos.

A escola ainda não divulgou o título oficial do enredo, que deverá ser feito na festa de lançamento, ainda sem data prevista.

Botequim da SASP