Faleceu na manhã deste domingo (16), um dos grandes incentivadores recentes do Carnaval Paulistano, Bruno Covas (PSDB), de 41 anos, que lutava desde 2019 contra um câncer. O prefeito sempre teve um papel fundamental do setor político para a realização do carnaval, de rua e das escolas de samba, em São Paulo.
Desde a oficialização dos desfiles, em 1968, por Faria Lima, a cidade de São Paulo passou por diversos prefeitos que tiveram muita atenção e fizeram do carnaval uma agenda importante na capital.
Certamente, Bruno entrou nesta lista com diversos apoios, pessoais e políticos, para a festa acontecer. Ao contrário de diversas cidades que nos últimos anos largaram o apoio ao Carnaval, Bruno foi na contra mão. Entre a manutenção de verba orçamentária do Carnaval até a assinatura de leis para incentivar agremiações e entidades carnavalescas, Bruno sempre fez questão de sair da mesa e ir até as escolas.
Figura constante em reuniões com a LIGA e UESP, presença nos desfiles e eventos gerais como festa de lançamento do CD, sorteio, homenagens entre outras, Bruno em conjunto com o vereador Milton Leite, lutaram politicamente para a preservação das estruturas e contratos da prefeitura para o Carnaval no momento delicado da pandemia, quando a ajuda era mais que necessária.
Diversas vezes, a SASP tentou contato com o gabinete do prefeito para falar de Carnaval, e todas vezes teve resposta dele e sua equipe de assessoria.
Não somente a SASP, bem como o carnaval paulistano, perde um grande aliado em prol de nossa cultura.