Na vigésima segunda e última reportagem da série “Por dentro dos Enredos” vamos apresentar um pouco mais sobre o que o Acadêmicos do Tatuapé levará para o Anhembi em 2018. Após a inédita conquista do Grupo Especial em 2017, a Azul e Branca, de carnavalesco novo, aposta na magia do Maranhão e na cultura maranhense para repetir a a dose do último ano e conquistar o caneco novamente.
A intenção da atual campeã do carnaval é traduzir, na Avenida, o fascínio e a magia do estado nordestino, ressaltando a fidalguia do povo maranhense, as riquezas naturais do lugar e a contribuição cultural do Maranhão para a diversidade cultural do país. Conforme indicado pela sinopse da escola, a intenção do desfile do Tatuapé é não excluir nada que represente a compreensão do perfil da composição étnica do país. Com isso, o desfile da Azul e Branca passará pelos ritos devocionais de sentido religioso e irá até as festas profanas.
A ideia do desfile que está sendo preparado pelo carnavalesco Wagner Santos é, também, reunir a força criativa com que o homem interpreta a realidade para transformá-la através das mais diferentes vertentes da manifestação artística. É com essa ideia que o Tatuapé irá buscar a materialização da alma maranhense, para tentar traduzi-la no desfile da Azul e Branco.
Portanto, o que espera-se no desfile que defende o título do carnaval paulistano é o Maranhão em sua essencia. O folclore e a cultura local, além das manifestações religiosas e das belezas naturais e sua integração com a economia do estado serão retratados. A culinária, as músicas, festas e até a arquitetura presente em São Luis, capital maranhense, tudo com uma visão carnavalizada como exposto na sinopse do enredo.
Com o enredo “Maranhão – Os tambores vão ecoar na terra da encantaria“, desenvolvido pelo carnavalesco Wagner Santos, o Acadêmicos do Tatuapé será a quinta agremiação a desfilar na sexta-feira de carnaval, no Sambódromo do Anhembi.
E com isso, chega ao fim a série “Por dentro dos Enredos” nesta temporada. Passeamos um pouco sobre o cada uma das 22 agremiações – dos grupos Especial e Acesso – levarão para o Sambódromo do Anhembi no próximo carnaval. Confira aqui a lista com todas as publicações.