Home > SASP > ESPECIAIS > Colunistas > Carol Guerrero > Por que algumas escolas de samba não investem em comunicação?

Por que algumas escolas de samba não investem em comunicação?

Spread the love

*Por Carol Guerrero

Chego ao fim de mais um Carnaval com essa reflexão. A Comunicação não é oficialmente um quesito, mas permeia boa parte deles. Posso até estar puxando a sardinha para o meu lado, mas a minha análise sobre esse tema é bastante verídica e profunda.

Neste ano, analisando todos os desfiles da TV de casa, pude assistir um show de horror de entrevistas e discursos. Presidentes, vices, diretores, carnavalescos, mestres e representantes das agremiações falando e fazendo coisas que comprometem não apenas a sua imagem, mas também a reputação da sua escola e de todo o Carnaval.

O ponto inicial é a pasta oficial entregue aos jurados. Deixem com um bom comunicador que trabalha no mercado empresarial. Ele com certeza estudará o manual do julgador e terá um cuidado absurdo com a qualidade do conteúdo e do visual. Além de garantir alguns décimos na argumentação do enredo, do samba e das fantasias, você ainda tem a chance de impressionar os jurados com um lindo material. Essa é a sua comunicação com os jurados. Aproveite essa chance. Encante! Comunicação impressa também é comunicação.

Durante a temporada do Carnaval, prévia do desfile, tenha um bom “marketeiro” e um bom assessor de imprensa. Eles podem garantir o desenvolvimento de ações e eventos especiais com a comunidade e fazer a agremiação aparecer muito na mídia o ano todo. Visibilidade e boa reputação são pilares essenciais para atrair bons patrocinadores. Acreditem!

Também durante a preparação do seu desfile, se relacione com a imprensa e outros formadores de opinião. Convide a imprensa especializada para almoçar, mostre o seu barracão, tenha uma política de portas abertas. Sempre! Relacione-se! Quem aparece de modo positivo atrai patrocínio e bons profissionais.

Valorize a imprensa especializada. Mais uma vez, se relacione! Incentivando e colaborando com os jornalistas do setor você está valorizando o Carnaval.

Falando do básico, vamos ao português! Gente, ninguém precisa ser um professor Pasquale, mas falar bem é essencial para sentar em uma mesa com empresários e políticos e negociar um bom patrocínio. Não é vergonha alguma estudar e correr atrás disso depois de adulto. Neste caso, o básico já é bom!

Por último e nada menos importante, treine! Contrate um profissional especializado para treinar falar com imprensa e outros públicos. Todo mundo precisa de um media training. Isso te ajuda não apenas nos bons momentos, mas faz com que você saiba se comunicar em momentos sensíveis e delicados como rebaixamentos, acidentes, imprevistos etc. Quem nunca, não é mesmo?

Um profissional de Comunicação também pode te ajudar, entre outras coisas, a ter uma apresentação institucional, um plano de ação com a comunidade, um projeto com os funcionários e uma agenda de relacionamento com o governo. Essa pessoa cuidará das suas redes sociais, do site e pode ajudar você e sua equipe a entender o que deve e o que não deve ser postado nas redes sociais (pessoais e da escola). Esse profissional ainda acompanhará entrevistas evitando saias justas e deve construir materiais básicos como a história da agremiação e plano de prevenção e gestão de crise com acionamento de pessoas responsáveis e autoridades.

Você, que adora o Carnaval de Escolas de Samba, fala sério se tudo isso não ajudaria muito a fazer a sua escola crescer, conseguir boas empresas como patrocinadoras, atrair e reter talentos e bons profissionais? Pensem nisso! 🙏🏻

*Carol Guerrero, jornalista, integrante da SASP e apaixonada pelo carnaval de São Paulo.

Botequim da SASP