Por Antonio Júnior
Na última matéria da série Quesito a Quesito, a SASP conta para você como o manual do julgador está definido para o quesito alegorias. Lembrando que o manual é aplicado na avaliação dos desfiles dos grupos Especial, Acesso 1 e Acesso 2.
Como o quesito é formado?
Grandiosos, luxuosos, funcionais, detalhados. Os carros alegóricos são, sem dúvidas, um destaque na capital paulista. Mas você sabia que não só os carros alegóricos entram no quesito alegorias? Destaques, composições e elementos alegóricos também são avaliados.
Quais são os pontos de avaliação?
Execução: se os carros alegóricos e elementos cenográficos através da ideia proposta pela escola na íntegra. Também haverá penalização se houver ausência dos elementos descritos na pasta, bem como “queijo vazio”. Todos os elementos esquecidos em cima dos carros e elementos cenográficos também são julgados.
Realização: verifica se os carros alegóricos e elementos cenográficos foram confeccionados com variações de formas e cores (podendo ser monocromático). O ponto também verifica a qualidade da execução das peças que compõe todos os carros e elementos, e também se as mesmas possuem proporção e volumetria.
Acabamento: observa o cuidado e atenção com que foram confeccionados e decorados os carros alegóricos e elementos cenográficos, dando qualidade (adequação ao uso) do material utilizado para o produto final, sendo de forma original ou luxuosa. Serão penalizadas falhas de pintura, ferragens expostas, esculturas quebradas e outros elementos que prejudiquem a apresentação visual dos carros alegóricos e elementos cenográficos, inclusive a parte traseira e barrados (saias). Também será avaliada a integridade das fantasias de Destaques e Composições pertencentes aos carros alegóricos e elementos cenográficos. Os geradores que alimentam os carros alegóricos e elementos cenográficos deverão estar cobertos ou adesivados, embutidos ou não.
Como é o desconto de décimos em caso de falhas no quesito?
Execução: 1 a 2 ocorrências (perde 0,1), 3 a 4 ocorrências (0,2), 5 a 6 ocorrências (0,3), 7 ou mais (0,4)
Realização: 1 a 5 ocorrências (0,1), 6 ou mais ocorrências (0,2)
Acabamento: 2 a 6 ocorrências (0,1), 7 a 10 ocorrências (0,2), 11 a 15 ocorrências (0,3), 16 ou mais (0,4).
Lembrando que…
Serão avaliados pelo jurado de alegoria: A presença de pessoas sem fantasias que prejudiquem a leitura visual dos carros alegóricos e elementos cenográficos; Destaques e/ou Composições dos carros alegóricos e dos elementos cenográficos sem parte da fantasia; Falhas luminotécnicas graves que prejudiquem a apresentação dos carros alegóricos e elementos cenográficos em seu todo; Ausência de Destaques e/ou Composições dos carros alegóricos e elementos cenográficos nos lugares em que ficar claro que a proposta era estarem presentes.
Não serão avaliados pelo jurado de alegoria: a presença de guindastes ou outros elementos que claramente não façam parte da própria agremiação e em caso de algum componente da alegoria passar mal durante o desfile e necessitar da ajuda dos Bombeiros, Médicos, enfermeiros ou de alguma pessoa da agremiação, mesmo com a utilização de Escadas e etc. que estarão sendo utilizadas para efetuar o socorro deste componente.
Confira outras matérias da série Quesito a quesito que já foram publicadas:
Bateria
Samba-enredo
Enredo
Comissão de frente
Harmonia
Mestre-sala e porta-bandeira
Evolução
Fantasias