Home > Carnavais > Quesito a quesito 2020: saiba como será o julgamento de mestre-sala e porta-bandeira

Quesito a quesito 2020: saiba como será o julgamento de mestre-sala e porta-bandeira

Spread the love

Por Amanda Cristina
Foto: Igor Cantanhede

No Quesito a Quesito 2020 vamos explicar como os julgadores foram orientados a analisar cada um dos nove quesitos dos desfiles das escolas de samba de São Paulo. Lembrando que o manual é aplicado na avaliação dos desfiles dos grupos Especial, Acesso 1 e Acesso 2.

O casal de mestre-sala e porta-bandeira são os responsáveis por conduzir o pavilhão oficial da escola. O jurado deverá observar o desempenho do casal durante todo o campo de visão de sua cabine.

Como o quesito é formado?

A dança do casal não se restringe apenas a faixa central do desfile. Estará em avaliação apenas o casal que portar o pavilhão oficial da escola e realizar uma apresentação do mesmo.

Mestre-Sala: tem a função de ser o guardião do pavilhão e ao mesmo tempo apresenta-lo no transcorrer do desfile. A sua dança em torno da porta-bandeira tem a função de protege-la e deve estar integrado na dança com a mesma.

Porta-Bandeira: tem a função de ostentar, conduzir e apresentar o pavilhão da escola, que deve estar desfraldado no momento do giro. Deverá demonstrar simpatia ao apresentar o pavilhão e estar integrada na execução da dança com o mestre sala.

O casal também deverá apresentar o minueto “dança de passos miúdos”, caracterizada pela delicadeza dos movimentos. O homem a mulher, quando tomados pelas mãos, o fazem de maneira suave, executando giros e reverência para o outro. A dupla cabe executar um bailado no ritmo do samba, com giros feitos pela porta-bandeira com elegância e postura de uma rainha sendo cortejada e protegida pelo mestre sala com suas reverências ao estilo da dança do Minueto (dança a dois).

Quais são os pontos de avaliação?

Entrosamento: A integração do casal é obrigatória. O mestre-sala não pode deixar o pavilhão bater em seu corpo, não pode haver choque corporal com a porta-bandeira e vice-versa. O mestre-sala e a porta-bandeira não podem verbalizar durante todo o percurso do desfile, e não podem bailar individualmente. O jurado deverá avaliar a falta de elegância, simpatia ou leveza no bailado do casal. O casal deve apresentar a finalização dos movimentos durante a sua apresentação para tornar ainda mais evidente o sincronismo entre ambos. O canto do samba enredo pelo casal é livre.

Postura do casal: O pavilhão deve se manter desfraldado nos momentos de giro da porta-bandeira e a mesma não pode deixar que o pavilhão enrole em seu corpo ou no próprio mastro. O mestre-sala não pode tocar o pavilhão de forma brusca, tocar o joelho no chão e o casal não pode cair durante a sua apresentação. A porta-bandeira não pode curvar-se a qualquer pessoa e nem o mestre-sala executar movimentos que não estejam direcionados a sua parceira ou ao pavilhão. O guardião não pode dar as costas para a porta-bandeira, exceto quando estiver realizando giros em seu próprio eixo.

Integridade da fantasia: será avaliado a integridade da indumentária do casal de mestre-sala e porta-bandeira, observando se existem tecidos rasgados, adereços quebrados, saiotes arqueados e quedas ou perdas de parte das fantasias, mesmo que seja acidental.

Caso haja desconto na avaliação, como será feito?

Os pontos de avaliação serão analisados no campo visual do julgador.

Entrosamento: um ou dois pontos de ocorrência (perde 0,1). Três ou quatro (perde 0,2). Cinco ou mais pontos de ocorrência (perde 0,3);

Postura do Casal: um ou dois pontos de ocorrência (perde 0,1). Três ou quatro (perde 0,2). Cinco ou seis pontos de ocorrência (perde 0,3). sete ou mais pontos de ocorrência (perde 0,4);

Integridade das fantasias: de um a três pontos de ocorrência (perde 0,1). De quatro a seis pontos de ocorrência (perde 0,2). Sete ou mais pontos de ocorrência (perde 0,3).

A nota 10 só vem se… 

Os três pontos de avaliação (entrosamento, postura do casal e integridade da fantasia) forem atendidos em sua totalidade e o desempenho dos segmentos julgados for de excelência respeitando a exigência do manual do julgador e os itens apresentados na pasta de jurados entregue pelas escolas.

Lembrando que…

O jurado não deverá levar em consideração suas preferências ou gostos. Também não é obrigatório que o casal de mestre-sala e porta-bandeira pare em frente às cabines de julgamento, localizadas nas torres 3, 4, 6, e 10.

Confira outras matérias da série Quesito a quesito que já foram publicadas:

Bateria
Samba-enredo
Enredo
Comissão de frente
Harmonia

Botequim da SASP