Em sua 19a. edição, o Troféu SambaNet confirmou, mais uma vez, sua importância e o reconhecimento que os sambistas legaram à premiação. Novamente a quadra da Unidos da Tijuca – situada na Zona Portuária do Rio de Janeiro – acolheu sambistas de todas as escolas que aplaudiram os premiados e se divertiram ao som dos sambas-enredos das premiadas em suas apresentações.
A Bateria da Acadêmicos de Cubango deu sustentação às apresentações das escolas premiadas pertencentes às séries A e B, que teve como ponto alto as apresentações da Viradouro (melhor Velha Guarda e revelação para o carnavalesco Jorge Silveira) e da Unidos de Padre Miguel (melhor conjunto alegórico, melhor alegoria e melhor escola).
A Bateria da União da Ilha, premiada como a melhor do Grupo Especial, acompanhou as premiações do pelotão de elite do carnaval carioca. A quadra vibrou com o samba-enredo da Ilha, apesar da ausência de Ito Melodia,seu intérprete oficial.
Do camarote do presidente Fernando Horta, a diretoria da Unidos da Tijuca vibrou com a apresentação de Tinga (melhor intérprete). No mesmo camarote, Regina Celi (presidente do Salgueiro – melhor casal de mestre sala e porra-bandeira e velha guarda) e Simone Drummond (diretora da Imperatriz Leopoldinense (melhor destaque de luxo) vibraram com as premiações e prestigiaram juntas as apresentações de seus componentes.
Mocidade Independente de Padre Miguel (melhor comissão de frente) não trouxe o elenco. Mas mesmo assim garantiu um show arrebatador, marcado pela performance do intérprete Wander Pires, de seu excelente samba-enredo e da euforia de seus torcedores que comemoravam também o campeonato da escola.
Para honrar os dois troféus (prêmio especial para o presidente Luís Carlos Magalhães e para sua ala de passistas), a Portela preparou um show grandioso, contando com sua torcida organizada e o desempenho de seu interprete Gilsinho.

Já eram mais de quatro horas da manhã quando a Mangueira (melhor ala de baianas e melhor escola) iniciou sua apresentação com diversas fantasias marcantes de seu desfile.
O site apoteose.com também recebeu um prêmio especial nessa festa, que contou com transmissão ao vivo pelo site carnavalesco.com, parceiro da SASP.
Para consagrar o espírito irreverente que marca a equipe do SambaNet, a festa mais uma vez contou com uma improvisada e divertida roda de samba-enredo, parecida com as que a equipe faz ao final dos desfiles próximo ao edifício Balança Mas Não Cai. Com o dia clareando, o pequeno e divertido bloco foi delicadamente encaminhado para a calçada, ali permanecendo manhã adentro, relembrando sambas antológicos de diversos grupos. Coisa de quem realmente ama o samba e o carnaval.
Fábio Parra
+ Veja a relação dos premiados clicando aqui!
+ Veja fotos do evento clicando aqui!