Home > São Paulo > LIGA > São Jorge, o santo do carnaval!

São Jorge, o santo do carnaval!

Spread the love

Todo dia 23 de abril, milhões de devotos do mundo inteiro celebram o dia de São Jorge, um dos santos mais famosos da história, é venerado por católicos, ortodoxos, anglicanos e pelos praticantes das religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda, sendo chamado de Ogúm, o orixá que representa a força nas lutas.

Segundo a história, Jorge teria nascido por volta do ano 280 d.C. na Capadócia, atual Turquia, e se mudou mais tarde para a região da Palestina. Ao longo da vida, ele se alistou no exército do Império Romano. Cristão, o guerreiro foi morto em 303 d.C. porque teria se negado a matar e perseguir cristãos — uma ordem direta de Diocleciano, então imperador romano. Por esta razão, conta a história que Jorge foi decapitado no dia 23 de abril.

Como toda essa história, São Jorge ganhou o imaginário popular, sendo fonte de inspiração para diversas vertentes culturais, como música, literatura, poesia, artes, esporte e claro, o carnaval. Padroeiro de inúmeras escolas de samba pelo Brasil, São Jorge é sem dúvidas, o santo mais lembrado nos desfiles carnavalescos. A devoção é tamanha, que no carnaval paulistano existe uma entidade com seu nome, a Acadêmicos de São Jorge, que atualmente desfila pelo grupo Especial de Bairros da UESP.

O santo também já foi enredo em algumas agremiações, como no Morro da Casa Verde 2012,  Acadêmicos do Tatuapé, em 2014 e Camisa 12, em 2018 e na própria São Jorge, em 2011. Além disso, a Gaviões da Fiel é a agremiação que mais citou São Jorge em sua história, já que o santo é o padroeiro do Corinthians e também da torcida.

Para ilustrar essa paixão, a SASP fez uma playlist especial no Youtube com alguns sambas-enredos do carnaval paulistano que citam ou homenageiam o Santo Guerreiro, aumenta o som e confira!

Botequim da SASP