Home > Escolas de Samba > Águia de Ouro > Sidnei França faz explanação do enredo da Águia de Ouro em live no Instagram

Sidnei França faz explanação do enredo da Águia de Ouro em live no Instagram

Spread the love

O carnavalesco da Águia de Ouro, Sidnei França, realizou hoje a explanação do enredo para os compositores da atual campeã do carnaval de São Paulo em live no Instagram. A escola da Pompeia vai levar para o Anhembi o enredo “Afoxé de Oxalá – No ‘Cortejo de Babá’, Um Canto De Luz Em Tempos De Trevas” em 2021.

O enredo foi anunciado pelo carnavalesco na live que comemorou os 44 anos da escola, no último sábado (9). A ideia surgiu da música “Cortejo de Babá/Afoxé de Oxalá”, do escritor e pesquisador Luiz Antônio Simas e promete combater a intolerância religiosa, além de trazer mensagens de paz, amor e respeito na busca pelo bicampeonato.

Segundo o Sidnei França, a faísca que culminou no enredo foi acendida pelo presidente da escola, Sidnei Carrioulo, que pediu um enredo que trouxesse uma mensagem leve e positiva. “Eu não estou falando só de pandemia, estou falando de um mundo que se tornou hostil. Através da música do Luiz Antônio Simas, esse enredo consegue trazer acalanto, aquela sensação de espiritualidade pela caridade”, explicou o carnavalesco.

“Nós vamos nos colocar como mensageiros de Oxalá na Terra para trazer claridade onde houver trevas”, declarou Sidnei. O desfile contará com 4 alegorias (segundo Sidnei França, por limitações de regulamento determinadas pela Liga-SP) e se dividirá em 6 trechos.

O enredo começa com 7 yaôs (filhos de santo iniciados no candomblé) convocando Oxalá, o orixá da paz profunda e verdadeira, com o objetivo de promover o renascimento da vida na Terra.

Quando vem, ele conta aos filhos o caminho e revela o primeiro passo: realizar o ritual das Águas de Oxalá — que é o momento de, com água limpa e panos brancos, se curvar aos pés dele e se purificar.

O próximo passo seria entoar três cantos sagrados: o canto de Oxalufan, o de Oxaguian e o de Oxalá.

O primeiro é o canto de amor, em sagração a Oxalufan — que é o Oxalá velho, sábio, perpetuador, que busca a paz pelo entendimento e traz uma mensagem de acalanto.

O segundo é o canto de irmandade e respeito, em sagração a Oxaguian — que é o Oxalá jovem, lutador, realizador, que promove a guerra para buscar a paz.

O último é o canto de esperança, em sagração a Oxalá, que mostra aos filhos que não adianta pedir sem saber agradecer. É onde virão as oferendas a Oxalá. Sidnei prometeu que o escola terminará com um grande xirê, em que os orixás vem celebrar a paz de Oxalá.

Botequim da SASP