Um dos grandes sonhos do sambista paulistano tornou-se realidade na manhã deste sábado. Considerada a obra mais importante para o carnaval da capital paulistana desde a inauguração do Sambódromo do Anhembi, em 1991, a Fábrica do Samba foi inaugurada em São Paulo. Com a presença do prefeito Fernando Haddad, a LIGA-SP reuniu representantes das 22 agremiações filiadas à entidade para promover a solenidade de abertura do complexo que irá abrigar as 14 agremiações do Grupo Especial de São Paulo.
Atualmente com sete galpões em funcionamento (Acadêmicos do Tatuapé, Unidos de Vila Maria, Dragões da Real, Gaviões da Fiel, Nenê de Vila Matilde, Acadêmicos do Tucuruvi e Tom Maior), a Fábrica do Samba é a primeira da série de dois complexos idealizados pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo para o engrandecimento da folia paulistana. No último mês de mandato como prefeito da capital, Fernando Haddad visitou alguns dos barracões das escolas já abrigadas na Fábrica e mostrou-se muito satisfeito com o trabalho apresentado até o momento, que contou com os esforços da LIGA-SP, da prefeitura de São Paulo e do Governo Federal, através de incentivos oriundos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Turismo.
“A inauguração da Fábrica do Samba é uma abertura para que o carnaval de São Paulo cresça ainda mais. A previsão é de que até junho, com o dinheiro já programado, entregar para outras três escolas. Até o fim do ano que vem, as 14 escolas poderão planejar seus desfiles aqui. E a Fábrica pode fazer com que as escolas, junto com as entidades responsáveis, criem oficinas de aprendizes, auxilia na geração de empregos e deixa as condições de trabalho para essas escolas. São instalações maravilhosas. Fico muito feliz de ver esse projeto se tornando realidade” – disse o prefeito.
O presidente da LIGA-SP, Paulo Sérgio Ferreira, lembrou que além do espaço para barracões das escolas, o samba paulistano ganhou mais uma casa com a abertura da Fábrica do Samba.
“Você já nota que o progresso está vindo. O carnaval de São Paulo vai se estruturando cada vez mais. A prefeitura deu um aporte com leis e melhorias para o trabalho das escolas. Ganhamos um espaço, que com o lançamento do CD vai ser inaugurado, para shows e entretenimento do mundo do samba. É o carnaval paulistano crescendo cada vez mais e produzindo um grande espetáculo para todos os que são apaixonados por essa festa” – disse Serginho.
Adilson José, presidente da Vila Maria, comentou sobre o momento marcante da inauguração. Mandatário de uma das escolas já abrigadas na Fábrica, ele não escondeu a felicidade com a inauguração do espaço.
“– É um fato marcante não só para o carnaval de São Paulo, mas como para a cultura brasileira. Para nós sambistas, ver essa condição é uma alegria muito grande” – ressaltou Adilson.
Inaugurada oficialmente neste sábado, a Fábrica do Samba recebe nesta noite a festa de lançamento oficial do CD das escolas de samba dos Grupos Especial e Acesso. O evento começa às 20h e os ingressos (com direito ao CD duplo) custa R$ 20. A Fábrica do Samba fica na Avenida Doutor Abrahão Ribeiro, 740.