Home > Carnavais > Carnaval 2024 > Torres de julgamento do Anhembi serão demolidas para o carnaval 2024

Torres de julgamento do Anhembi serão demolidas para o carnaval 2024

Spread the love

Atualizada em 28 de novembro

Diversas mudanças estão sendo feitas na esturutura do sambódromo para o carnaval 2024. A revitalização da área de camarotes é uma delas, assim como a demolição das famosas torres de julgamento. As 10 torres foram erguidas, no final de 1995, seguindo o projeto das guaritas de alguns terminais de ônibus paulistanos. Esses pirulitos não constavam no projeto original da passarela do samba, que foi desenvolvido pelo arquiteto Oscar Niemayer, e entregue gratuitamente a prefeitura de São Paulo em maio 1990. A demolição começou no dia 28 de novembro e deve durar até algumas semanas.

A construção dessas torres e de outros espaços no sambódromo, fizeram com que Niemayer não reconhece o Anhembi como um projeto feito por ele, já que as intervenções foram feitas pela prefeitura, sem o consentimento do escritório renomado arquiteto.

Para 2024, deverão ser criados módulos de julgamento, assim como acontece no carnaval carioca, com todos jurados reunidos em alguns espaços espalhados pelos 580 metros da pista. Essas estruturas deverão ser provisórias, construídas apenas para o período do carnaval e desmontadas após a folia.

  Módulo de julgamento do desfiles do Rio de Janeiro

Vale lembrar que o sambódromo do Anhembi faz parte do Distrito Anhembi, que engloba ainda o Pavilhão de Exposições, Centro de Convenções e uma Arena Multiuso, que está sendo construída no local. Essas estruturas são administradas pela GL Events, empresa detentora da concessão do local pelos próximos 30 anos.

Botequim da SASP