Home > Carnavais > Carnaval 2021 > Tribunal de Contas questiona prefeitura sobre gastos com o carnaval 2021

Tribunal de Contas questiona prefeitura sobre gastos com o carnaval 2021

Na última semana, a prefeitura de São Paulo, por meio da Secretária de Turismo, autorizou São Paulo Turismo (SPTuris), estatal responsável pelos grandes eventos turísticos da capital, a contratação dos serviços para a realização dos desfiles das escolas de samba da cidade, que por conta da pandemia da covid-19, deverá ser realizado no mês de maio ou julho, conforme já foi anunciado. O despacho publicado no Diário Oficial da Cidade no último dia 11, informou que a prefeitura disponibilizará a quantia de R$ 33.338.680,22 (trinta e três milhões, trezentos e trinta e oito mil, seiscentos e oitenta reais e vinte e dois centavos) para a realização do evento.

Segundo reportagem do portal G1 Notícias, o Tribunal de Contas do Município (TCM) questionou a prefeitura sobre esse investimento durante a pandemia de coronavírus e deu um prazo de cinco dias para receber os esclarecimentos. O órgão apontou que entre os dias 11 e 14 de novembro, a Secretaria Municipal de Turismo e a São Paulo Turismo (SPTuris) assinaram contratos para a realização da festa, mesmo sabendo que o evento corre o risco de ser adiado ou até mesmo cancelado, por conta do atual cenário da Covid-19. O conselheiro Edson Simões pediu explicações sobre a rapidez dessas contratações ao secretário de Turismo, Miguel Calderaro Giacomini, e ao diretor-presidente da SPTuris, Rodrigo Kluska Rosa.

Em nota, a prefeitura disse que vai prestar os esclarecimentos solicitados pelo Tribunal de Contas do Município. “No entanto, destaca que a organização do Carnaval requer planejamento prévio, mesmo que opte-se por realizar as atividades com um novo modelo, em etapas ou descentralizado, para evitar aglomerações, caso a pandemia assim exija. Também há possibilidade de postergar a data para o 2º semestre, se for esta a recomendação das autoridades de saúde. O Carnaval é uma importante manifestação cultural e também um grande gerador de emprego e renda, mas o maior compromisso do poder público permanece sendo os cuidados com a saúde e segurança da população”.

Botequim da SASP