Foi realizado na tarde desta terça-feira, dia 26, a apuração das notas dos desfiles carnavalescos da cidade de Santos, que aconteceram nos dias 22 e 23 de fevereiro, na passarela do samba Dráusio da Cruz, localizada na região noroeste do município litorâneo. A leitura das notas foi realizada no Teatro Municipal Braz Cubas e contou apenas com a presença dos dirigentes das 17 escolas de samba santistas, que desfilaram em 2019 pelos grupos 1, de Acesso e Especial. O acesso do público foi restrito pela prefeitura da cidade.
Oito agremiações desfilaram pelo grupo Especial e buscavam o título da elite do carnaval Santista. Durante toda a apuração do grupo Especial, a União Imperial e a X-9 brigaram pela liderança, que no final acabou sendo vencida pela verde e rosa do bairro do Marapé, conquistando o bicampeonato. Com o enredo Respeitável Público, o picadeiro é verde e rosa? – É sim, senhor!, a entidade conquistou 179,9 pontos, vencendo a disputa e levando um prêmio de R$ 22 mil.
Em segundo lugar, ficou X-9, com 179,5 pontos, recebendo R$ 11 mil pelo vice-campeonato. Na sequência ficou Unido dos Morros, Mocidade Amazonense, Real Mocidade, Mocidade Dependente, Vila Mathias e a Sangue Jovem. A entidade oriunda da torcida do Santos Futebol Clube ficou na última colocação e foi rebaixada para o grupo de Acesso 2020.
No grupo de Acesso, quatro agremiações disputaram o título de 2019. A vitória ficou com a Mãos Entrelaçadas, que obteve 177,4 pontos desfilando com o enredo Sinfonia Carioca, que exaltou os anos dourados da cidade do Rio de Janeiro e falou sobre os cassinos, cantores renomados e orquestras. A segunda coloca foi a Brasil, seguida pela Padre Paulo e por fim pela Unidos da Zona Noroeste, que ficou na última colocação, com 173,7 pontos, e foi rebaixada para o grupo 1.
A leitura das notas do grupo 1 abriu a tarde de apuração no Teatro Braz Cubas. Cinco entidades concorriam ao título, que ficou com nas mãos da Imperatriz Alvinegra, com 174 pontos. Apesar da vitória, a entidade não teve muito o que comemorar, pois não conquistou um vaga para o grupo de Acesso em 2019, já que o regulamento do carnaval dizia que para acender de grupo, era preciso alcançar a pontuação mínio de 176 pontos. A última colocação ficou a Unidos da Baixada, que começou a apuração com menos 55 pontos e terminou a apuração com 91,4 pontos.
Confira os pontos de cada escola:
GRUPO ESPECIAL
GRUPO DE ACESSO
GRUPO 1